De 24 a 29 de Agosto 2015 jovens membros de Igrejas da Comunhão de Porvoo irão em peregrinação a Santiago de Compostela situada na Galiza, norte de Espanha. Tendo como referência o tema «Jesus fonte de água viva na nossa peregrinação de vida», sustentado no diálogo bíblico entre Jesus e a mulher samaritana (S. João 4,5-42), a peregrinação pretende ser um tempo de enriquecimento da vivência cristã e espiritual dos peregrinos e ainda um fator de aproximação entre pessoas e Igrejas de uma mesma Comunhão eclesial.  
O trajecto a percorrer inicia-se em Portugal e seguirá o caminho Sanabrés num total aproximado de 120 Kms. Diariamente haverá tempo para a oração e estudo bíblico e para o conhecimento e vivência das diferentes tradições e culturas presentes. No Domingo 23 de Agosto os participantes celebrarão a Eucaristia em conjunto, na paróquia Lusitana de S. João Evangelista em Vila Nova de Gaia e receberão o envio e a bênção dos peregrinos. 
Referindo-se a este evento o Bispo da Igreja Lusitana, D. Jorge Pina Cabral, expressou a sua satisfação por poder acolher um grupo tão diversificado de irmãos na fé que vindos de diferentes partes da Europa, expressam um forte desejo e sentido de unidade em Jesus Cristo e também entre povos e culturas diferentes. 
No atual contexto de crise económica e social, D. Jorge manifestou a esperança, de que o encontro nesta peregrinação entre jovens vindos do Norte e do Sul da Europa, possa constituir um sinal da necessária solidariedade que deve existir entre povos, comunidades, Igrejas e países no continente Europeu.
A peregrinação é organizada pela Igreja Lusitana (Portugal) e pela Igreja Espanhola Reformada Episcopal, Igrejas membros da Comunhão de Porvoo, e terá a participação de 27 pessoas das Igrejas Anglicanas ibéricas referidas e ainda da Irlanda, Escócia, Inglaterra, e das Igrejas Luteranas da Noruega, Suécia e Finlândia. 
A Comunhão de Porvoo é uma comunhão de Igrejas que assinaram em 1992 uma declaração conjunta para «partilharem uma vida comum de missão e de serviço e de ministério sacramental». Compreende as Igrejas Anglicanas do Reino Unido, de Portugal e Espanha e as Igrejas Luteranas do Norte da Europa e do Báltico num total de 15 Igrejas.
 

Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica - Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.