Paróquia S. Paulo - Lisboa

Presidente da Junta Paroquial

Leitor Dr. Manuel Guedes Vieira

Uma apresentação

Esta é a Paróquia de S. Paulo, uma Igreja Lusitana, Membro da Comunhão Anglicana, e fica situada na Rua das Janelas Verdes (ex-Convento Marianos), entre o Museu de Arte Antiga e a Embaixada Francesa.

Todos os Domingos, às 11 horas, celebra o Culto de adoração e louvor, a eucaristia e a proclamação do Evangelho.

Depois do culto, junto aos claustros, há a possibilidade de tomar um café e comer uma fatia de bolo num ambiente de convívio fraterno.

Às terças e quartas-feiras das 14,30 às 18 horas o Pároco está disponível para atendimento pastoral.

Às sextas-feiras o Templo estará aberto, podendo ser visitado durante a manhã; às 15 horas haverá reunião de Oração e Estudo Bíblico.

Convento dos Marianos (Século XVII)

O convento de Nª.Sª dos Remédios, Ordem dos Carmelitas Descalços, foi fundado em 1606, tendo a sua construção terminado em 1611. As terras onde foi implantado, estavam aforadas a Vasco Fernandes César e a Francisco Soares pelas Comendadeiras de Santos. Os frades, após consentimento das mesmas compraram-nas por 820 mil reis.
A esta já vasta cerca que, além de permitir o abastecimento do convento com os géneros agrícolas produzidos, se constituía como um local de lazer para os monges, iria ainda ser acrescentada uma nova porção, doada por Luís César de Menezes, designada por “cerca nova”.

Após expulsão dos frades, o edifício foi requisitado para Quartel do Batalhão 17º da Guarda Nacional em 1835, tendo igualmente sido requisitado para a Pagadoria Militar e Repartição do Comissariado em 1836. O Ministério dos Negócios do Reino concede-o ao Director Geral do Conservatório das Artes e Ofícios em 1837.
Posta á venda em haste pública em 1872, o imóvel é comprado pela Igreja Presbiteriana Escocesa, facto que provocou acesa polémica.
Em 1898, o conjunto é comprado pela Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica, onde, actualmente, desenvolve um conjunto de actividades, sendo a mais importante a celebração eucarística dominical.

Mapa de Localização
Coordenadas GPS: Latitude 38.706543° Longitude: -9.158647°