Paróquia S. João Evangelista - V. N. Gaia

Oração da Manhã: 4ª feira, 9H00

Bispo D. Jorge Pina Cabral
E-mail:bispopinacabral@igreja-lusitana.org

O pároco está diariamente no Centro Diocesano da Igreja Lusitana (Telf. 223754018), junto à Igreja de S. João Evangelista, onde poderá ser contactado.

Presidente da Junta Paroquial

Engº Jaime Amadeu Ribeiro Dias
 E-mail:jaimedias@igreja-lusitana.org

Breve noticia histórica da sua origem e construção

Em 1868, Diogo Cassels funda em Vila Nova de Gaia a Escola do Torne, em edifício que servia simultaneamente de capela para o culto evangélico. Este homem benemérito da instrução desenvolveu uma notável obra educativa, assistencial e evangelística, quer ministrando o ensino a milhares de crianças, quer sustentando um amplo trabalho social, que entendia como o modo mais genuíno e efectivo de pregar a palavra e Amor de Deus. A actual Igreja de S. João Evangelista sob a orientação de Diogo Cassels foi concluída e dedicada em 1894 ( reservando-se o anterior templo/escola apenas para o ensino ) tendo sido construída pelos artistas gaienses Joaquim António Velhote, Francisco Guedes e Eduardo Rodrigues Nunes, segundo projecto do Cónego Thomas Godfrey Pope, capelão anglicano em Lisboa e, na altura, presidente do Sínodo da Igreja Lusitana.

Principais valores culturais ou artísticos que se podem visitar

Precioso conjunto de vitrais do século XIX de origem Inglesa representando cenas da vida de Jesus Cristo e ainda presbitério todo em madeira incorporando passagens das Sagradas Escrituras.

Serviços que a Igreja desenvolve

Nas instalações paroquiais e no âmbito do trabalho desenvolvido pela Associação das Escolas do Torne e do Prado são diariamente prestados os serviços de Creche (20 crianças), Jardim de Infância (66 crianças ) e Centro de Tempos Livres (75 crianças). Mensalmente e com a colaboração do Banco Alimentar Contra a Fome do Porto é distribuído um cabaz alimentar a 60 famílias carenciadas de Vila Nova de Gaia. A Paroquia dinamiza ainda um trabalho social através de uma Bolsa com o nome do seu fundador Diogo Cassels que presta apoio escolar a cerca de 20 crianças de famílias carenciadas.

Ver site da AETP: www.aetp.pt