Aos Órgãos de Comunicação Social

Assunto: Sagração do Novo Bispo da Igreja Lusitana

No próximo dia 25 de Abril 2013Festa de S. Marcos, Evangelista, pelas 15h00, terá lugar na Catedral de S. Paulo (ex. Convento dos Marianos - Rua das Janelas Verdes, nº 32 - Santos), em Lisboa, a Celebração de Sagração do Novo Bispo da Igreja Lusitana, José Jorge de Pina Cabral e sua instalação na cátedra diocesana.

Esta celebração, que será presidida por D. Fernando Soares, Bispo Diocesano da Igreja Lusitana, contará com a presença de Arcebispos e Bispos de várias Igrejas da Comunhão Anglicana e outras Igrejas em Comunhão,o Clero da Igreja Lusitana, ministros e representantes de outras Igrejas Irmãs envolvidas no trabalho Ecuménico, entidades civis e o povo das diversas Paróquias da Igreja Lusitana.

O Senhor Arcebispo de Dublin, Primaz da Igreja da Irlanda, D. Michael Jackson, representará o Senhor Arcebispo de Cantuária, Justin Welby, na qualidade de Metropolita da Igreja Lusitana.

Poderá  ser  encontrada  mais  informação  nos links:
www.igreja-lusitana.org
www.facebook.com/igrejalusitana

Centro Diocesano da Igreja Lusitana

Nota Biográfica

O Bispo Eleito, José Jorge Tavares de Pina Cabral, nasceu no Porto a vinte e dois de Maio de mil novecentos e sessenta e seis e pertence a uma família tradicional da Paróquia de São João Evangelista da Igreja Lusitana. É casado com Rute Isabel, e tem dois filhos, Sofia e Lucas, respetivamente com doze e dez anos de idade.

Cedo se envolveu nas atividades do Departamento da Juventude da Igreja, tanto a nível paroquial como diocesano, tendo exercido o cargo de Presidente da Direção por vários anos e coordenado a realização dos respetivos Campos de Férias. Foi instituído leitor em 1992, ordenado Diácono em 1995 e Presbítero em 1997, tendo a partir dessa altura sido nomeado Pároco das Paróquias de São João Evangelista e do Bom Pastor, ambas em Vila Nova de Gaia. Foi eleito Arcipreste do Norte, em 1998, nomeado pelo Bispo seu Vigário Geral, em 2007, e eleito Bispo pelo 94º Sínodo da Igreja Lusitana em Novembro de 2012. Em termos ecuménicos é representante da Igreja Lusitana na Comissão Ecuménica do Porto, no Grupo Organizador do Fórum Ecuménico Jovem e Presidente da Assembleia Geral do Conselho Português de Igrejas Cristãs. Internacionalmente tem participado em diversos eventos Ecuménicos e estado envolvido na vida da Comunhão Anglicana sendo atualmente membro do Grupo de Contacto da Comunhão de Porvoo, como representante da Igreja Lusitana.

A nível académico é licenciado em Educação Física e Desporto pela Faculdade de Ciências e Desporto de Educação Física da Universidade do Porto, tendo após a sua licenciatura exercido a sua atividade de docente de educação física em diversos liceus da área metropolitana do Porto. Frequentou o Centro Lusitano de Estudos Teológicos tendo concluído em 2001 a licenciatura em Ciências Religiosas na Universidade Católica do Porto. Na condição de Diretor Executivo da Associação das Escolas do Torne e do Prado [AETP] - instituição particular de solidariedade social, está fortemente envolvido no trabalho social em Vila Nova de Gaia tendo realizado uma pós-graduação em Gestão de Organizações sem Fins Lucrativos na Escola de Gestão do Porto.

Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica (Comunhão Anglicana)

Surgiu na segunda metade do séc.XIX, em Março de 1880, fruto do ambiente religioso e social que então se vivia em Portugal, refutando os dogmas da jurisdição universal e da infalibilidade do papa e também os excessos do marianismo popular, advogando a leitura da Bíblia pelos crentes, uma liturgia em português e um governo da Igreja partilhado entre clérigos e leigos.

Desde 1980 que a Igreja Lusitana é membro da Comunhão Anglicana, tendo como Autoridade Metropolitana o Senhor Arcebispo de Cantuária, na sua qualidade de sinal visível da unidade naquela Comunhão.

A Comunhão Anglicana é uma família de Igrejas que congrega 83 milhões de pessoas em todos os continentes e é constituída por cerca de 39 Províncias ou Igrejas nacionais e autónomas, que se dirigem por si mesmas, respondendo às necessidades e particularidades de cada povo.

A Igreja Lusitana tem mantido, desde a década de 60 do século passado, uma postura ecuménica, participando em diálogos, encontros e celebrações com a Igreja Católica Romana e outras Igrejas, sendo uma das Igrejas fundadoras do COPIC – Conselho Português de Igrejas Cristãs.

Fotografias