A Igreja Lusitana esteve representada por D. Fernando
na Entronização do novo Arcebispo de Cantuária

A Catedral de Cantuária, em Inglaterra, acolheu no dia 21 de Março,  a cerimónia de entronização do Arcebispo Justin Welby, como o 105º Arcebispo de Cantuária.  O Reverendíssimo Welby, tem 57 anos, foi entronizado na presença de mais de 2.000 convidados, incluindo membros da família real da Inglaterra, o Príncipe Carlos, vários membros do Governo e também membros de outras tradições religiosas, como Católicos Romanos, Ortodoxos, protestantes, Muçulmanos, e Judeus.
No seu primeiro sermão oficial como Arcebispo, Justin Welby, falou com muita inspiração e otimismo sobre o futuro da Igreja. Referiu que “[...] os atuais desafios relacionados com o meio ambiente, economia, desenvolvimento humano e pobreza mundial, só podem ser enfrentados com a coragem extraordinária do Cristo Libertador.“

O Bispo D. Fernando Soares esteve presente na Solene Cerimônia na Catedral de Cantuária juntamente com todos Primazes e Bispos das Diversas Províncias do mundo. Após a cerimónia segui-se um jantar com o Arcebispo Justin Welby, na Universidade de Kent.
Ao nível da Igreja Lusitana, particularmente, através do Facebook e página web fomos dando a maior cobertura possível ao evento e, constatamos que, milhares de pessoas visitaram as nossas informações.

O Arcebispo da Cantuária é o líder espiritual da Igreja Anglicana, já que cada província (43 em todo o mundo) é autônoma, formando a Comunhão Anglicana que segue seu preceitos litúrgicos, exclusivamente bíblicos, e orienta-se pelo Livro de Oração Comum. As igrejas anglicanas estão interligadas por laços de afeição e lealdade comum e permanecem em plena comunhão com a Sé de Cantuária . Por isso, o arcebispo de Canterbury é o símbolo da unidade Anglicana. Ele convoca a Conferência de Lambeth, que se realiza a cada dez anos, e preside a reunião dos bispos primazes e o Conselho Consultivo Anglicano.
A Comunhão Anglicana está presente em 165 países, com 85 milhões de fiéis.

Videos da Entronização do novo Arcebispo de Cantuária, Justin Welby - 21-03-2013