20 junho 2023
Dia Mundial dos Refugiados

Tema
«Esperança longe de casa.
Um mundo onde os refugiados são sempre incluídos»

 

O Dia Mundial dos Refugiados é celebrado anualmente a 20 de junho, com o objetivo de realçar a coragem, os direitos, as necessidades e a resiliência dos refugiados. O Dia Mundial dos Refugiados foi proclamado através da Resolução 55/76 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 4 de dezembro de 2000.

Os refugiados são pessoas que fugiram da guerra, violência, conflito ou perseguição e que atravessaram uma fronteira internacional para encontrar segurança noutro país. Este dia procura mobilizar vontade política e os recursos para que os refugiados possam não só sobreviver, mas também prosperar. 

Este ano, o tema da celebração é «Esperança longe de casa. Um mundo onde os refugiados são sempre incluídos». Incluir os refugiados nas comunidades onde encontraram segurança depois de fugirem de conflitos e perseguições é a forma mais eficaz de os apoiar no recomeço das suas vidas e de lhes permitir contribuir para os países que os acolhem.

Apelando à celebração deste dia, a Conferência das Igrejas Europeias (CEC) refere que as Igrejas e os cristãos, têm a vocação de ser testemunhas e servidores da Ressurreição, e promotores de uma nova vida de justiça e de paz para todos, independentemente da etnia, nacionalidade ou religião.


Oração pelos Refugiados
 
Deus Todo-Poderoso e misericordioso,
cujo Filho se tornou um refugiado e não tinha um lugar para chamar de seu;
olha com misericórdia para aqueles que hoje fogem do perigo,
os sem abrigo e os que tem fome.
Abençoa aqueles que trabalham para lhes trazer alívio;
inspira generosidade e compaixão nos nossos corações;
e guia as nações do mundo para aquele dia
em que todos se alegrarão no teu Reino de Justiça e de Paz;
por Jesus Cristo, nosso Senhor.
Amém.
 

[Departamento da Comunicação da Igreja Lusitana, 20 de junho 2023]

Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica - Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.