100 sinodo 2

Press-Release

II Sessão do 100º Sínodo da Igreja Lusitana

30, 31 de Maio e 1 de Junho de 2024

Depois da I sessão do 100º Sínodo da Igreja Lusitana, realizada na Catedral de S. Paulo, Lisboa, entre os dias 17 e 18 de fevereiro de 2024, que contou com a presença do Sr. Arcebispo de Cantuária, Revmo. Justin Welby, na sua condição de Metropolita da Igreja Lusitana, líder espiritual da Comunhão Anglicana e Primaz da Igreja de Inglaterra, vai ter lugar de 30 de maio a 1 de junho, a II sessão do 100º Sínodo da Igreja, na Paróquia do Salvador do Mundo, em Vila Nova de Gaia.

O Sínodo tem início com uma Eucaristia - Festa de Instituição da Santa Comunhão, aberta ao público, pelas 15h30, presidida pelo Bispo Diocesano, D. Jorge Pina Cabral, acompanhado pelo clero, convidados e povo da Igreja, a que se seguirá a programa Sinodal.

No dia 31 de Maio, o colendo Sínodo, vai acolher várias comunicações sobre o tema da “Sinodalidade”, entre as quais a do Revmo. Arcebispo Michael Jackson, Primaz da Irlanda e a do Sr. Bispo D. Manuel Linda, da Diocese do Porto da Igreja Católica Romana, bem como a alocução do seu Bispo Diocesano.

O Sínodo terminará com a Eucaristia de envio e tomada de posse dos órgãos diocesanos eleitos constituídos por clérigos e leigos, no sábado, 1 de junho pelas 15h00.

Com o tema «Chamados à Esperança e Santidade - Testemunhar Juntos», o 100.º encontro Sinodal, marca uma etapa histórica no caminhar multisecular de uma Igreja que realizou o seu Sínodo fundador em 1880. A Sinodalidade é uma marca distintiva da Igreja Lusitana e do Anglicanismo, já que a Igreja é governada pelo Sínodo, órgão máximo, que é presidido pelo Bispo diocesano e no qual têm assento com direito a voz e voto, o clero e os representantes leigos das diversas paróquias e organismos eclesiais.

Centro Diocesano, Vila Nova de Gaia, 23 de maio de 2024

Para mais informações e relação com os Media, contactar:

Reverendo Sérgio Alves (presbítero) - Tlm: 914687858

Departamento de Comunicação da Igreja Lusitana

Email: centrodiocesano@igreja-lusitana.org

Facebook: www.facebook.com/igrejalusitana

Youtube: www.youtube.com/igrejalusitana

Web : www.igreja-lusitana.org

100.ª Sínodo Diocesano

Uma breve apresentação

Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica (Comunhão Anglicana)

Surgiu na segunda metade do séc. XIX, em Março de 1880, fruto do ambiente religioso e social que então se vivia em Portugal, refutando os dogmas da jurisdição universal e da infalibilidade do papa e também os excessos do marianismo popular, advogando a leitura da Bíblia pelos crentes, uma liturgia em português e um governo da Igreja partilhado entre clérigos e leigos.

Desde 1980 que a Igreja Lusitana é membro da Comunhão Anglicana, tendo como Autoridade Metropolitana o Arcebispo de Cantuária, na sua qualidade de foco visível de unidade naquela Comunhão.

A Comunhão Anglicana é uma família de Igrejas que congrega 84 milhões de pessoas em todos os continentes, presente em mais de 160 países, e é constituída por cerca de 42 Províncias ou Igrejas nacionais e autónomas, que se dirigem por si mesmas, respondendo às necessidades e particularidades de cada povo.

A Igreja Lusitana tem mantido, desde a década de 60 do século passado, uma postura ecuménica, participando em diálogos, encontros e celebrações com a Igreja Católica Romana e outras Igrejas.

A Igreja Lusitana - Comunhão Anglicana é membro:

• COPIC – Conselho Português de Igrejas Cristãs

• Conselho Mundial de Igrejas

• CEC – Conferência das Igrejas da Europa

• Comunhão de Porvoo

• CEPPLE – Conferência das Igrejas Protestantes dos Países Latinos da Europa

Igreja Lusitana - Comunhão Anglicana | Anglican Church - Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.