Arquivo Histórico

O Arquivo Histórico da Igreja Lusitana encontra-se em processo de organização visando essencialmente dois objetivos: preservar a memória histórica do testemunho da igreja, suas paróquias, escolas, figuras e outras instituições desde há mais de cem anos e divulga-lo para que através desses registos históricos fique mais claro o papel da Igreja Lusitana na sociedade portuguesa, quer para os investigadores e interessados, quer para o povo da Igreja e qualquer um que pretenda conhecer melhor a instituição.

Assim, o Arquivo integra documentação que remonta à primeira metade do século XIX, procedente quer da organização diocesana, quer das paróquias, escolas e outros organismos ligados à Igreja, se bem que a incorporação, tratamento e descrição da documentação estejam a ser feitos de modo faseado, considerando o seu volume e os recursos disponíveis.

Uma importante hemeroteca e biblioteca histórica, fundamentais para a história do protestantismo e das minorias religiosas em Portugal encontram-se também em processo de catalogação.

O acesso ao Arquivo pode ser feito através de uma plataforma digital ou presencialmente por marcação prévia.

O Arquivo da Igreja Lusitana está interessado em documentação relacionada com a Igreja.

Contacte-nos se pretender fazer uma doação ou indicar alguns materiais de possível interesse.

Navegue no Arquivo da Igreja Lusitana: http://arquivo.igreja-lusitana.org/

Contacte-nos para qualquer dúvida ou informação: (00351) 223 754 018 | arquivohistorico@igreja-lusitana.org