Sínodo da Igreja Lusitana manifesta solidariedade com vítimas das cheias no estado Rio Grande do Sul

A Igreja Lusitana, reunida no seu 100.º Sínodo, de 30 maio a 1 de junho 2024, manifesta a sua solidariedade ao povo do Estado do Rio Grande do Sul, e em particular à Diocese Meridional da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, na pessoa do seu Bispo D. Humberto Gonçalves, em consequência das inundações que já causaram a morte a pelo menos 170 pessoas e provocaram quase 60 desaparecidos, num cenário de destruição de que não havia memória nesta região.

Estas inundações que atingiram já mais de dois milhões de pessoas, sendo, na sua esmagadora maioria, os mais pobres e os mais vulneráveis,  são uma terrível consequência do efeito devastador das alterações climáticas em curso no nosso planeta, sendo esta região do sul do Brasil uma das mais especialmente vulneráveis aos efeitos das alterações que o planeta está a enfrentar. Este facto recorda-nos que todos temos responsabilidades na preservação da nossa casa comum e que aos cristãos é especialmente recordado o dever de cuidarem da Criação que Deus nos entregou e da qual apenas somos cuidadores.

Comprometemo-nos, enquanto Igreja, a assumir este compromisso de cuidarmos, de forma efetiva, desta nossa ‘casa comum’.

Aos nossos irmãos tão duramente afetados por esta tragédia climática asseguramos as nossas orações e a nossa solidariedade fraternal.

#casacomum #cuidardacriação #alteraçõesclimáticas #vítimasdascheias #responsabilidadecomum #igrejalusitana #sinododiocesano #sinodo #comunhãoanglicana #anglicanchurch #igrejaanglicana

Igreja Lusitana - Comunhão Anglicana | Anglican Church - Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.