Responder às necessidades humanas com Amor
Dia Internacional para a erradicação da pobreza
17 outubro 2021 (29º Domingo Comum)

O dia 17 de outubro está consagrado como o Dia Internacional para a erradicação da pobreza. Nesta data, proposta pelas Nações Unidas, pretende-se que haja uma chamada de atenção para a necessidade de uma tomada de consciência e de uma mobilização, de todos os homens e mulheres de boa vontade, visando a correção das causas e consequências da pobreza.

Em Portugal e de acordo com o Observatório Nacional da Luta Contra a Pobreza, promovido pela Rede Europeia Anti Pobreza, no seu relatório Pobreza e Exclusão Social em Portugal [1], 21,6% da população portuguesa, ou seja, cerca de 2 milhões e 215 mil pessoas, vivem em risco de pobreza ou exclusão social, sendo os grupos com maior vulnerabilidade as famílias monoparentais, as mulheres e as crianças. O mesmo relatório vem chamar a atenção que mais de ¼ dos trabalhadores que vivem sozinhos e têm uma criança dependente estão em risco de pobreza. Estes são números alarmantes de uma realidade persistente na nossa sociedade agravada pela pandemia do Covid-19.

As Igrejas e as suas instituições, têm estado neste contexto exigente, na linha da frente, no providenciar da ajuda àqueles que mais sofrem. Pela graça de Deus, a Igreja Lusitana tem-se mobilizado, a diversos níveis, na solidariedade concreta às necessidades que têm surgido. No tempo presente, que nos traz mais sinais de esperança e de confiança no futuro, mantem-se, contudo, a urgência de conjugar esforços para a erradicação das causas da pobreza.

É neste contexto e com este propósito, que o Secretariado de Diaconia da Igreja Lusitana (SDIL), se associa ao assinalar desta data, sublinhando as marcas de Missão da Comunhão Anglicana que nos convocam a todos a «responder às necessidades humanas com Amor e a procurar a transformação das estruturas injustas da sociedade».

Sendo o próximo dia 17 outubro um domingo, dia da festa e da refeição eucarística para os cristãos, o SDIL propõe, que no contexto da comunidade reunida, seja elevada a Deus a seguinte oração:

Pai omnipotente,
teu Filho Jesus Cristo ensinou-nos
que aquilo que fazemos pelo mais pobre dos nossos irmãos
é a Ele que o fazemos:
inspira-nos a servir os outros e
torna-nos conscientes das suas necessidades e
responsáveis para com eles.
Mediante Jesus Cristo, nosso Senhor. Ámen.

Vila Nova de Gaia, 14 de outubro de 2021, o Secretariado de Diaconia da Igreja Lusitana
secretariadodediaconia@igreja-lusitana.org

[1] Referências: Consulta de Pobreza e Exclusão Social em Portugal  - Relatório 2020 do Observatório Nacional de Luta Contra a Pobreza  - EAPN (Rede Europeia Anti-Pobreza)