MULTIPLICAR SORRISOS

Desde o dia 13 de Abril que entrou ao serviço directo com a população uma nova equipa. Serviço e reinvenção são as palavras que dominam os nossos dias e que os trazem coloridos, nuns dias em tons mais escuros, noutros em tons mais alegres.

Durante este período foi possível manter o serviço diário de 60 refeições no domicilio e deste modo ajudar neste momento de confinamento a que todos somos chamados, levando refeições, actividades de estimulação e uma palavra de conforto e atenção às necessidades individuais de cada um.

Servimos 30 refeições em regime de Take Away reforçando para os fim de semana, de modo a garantir necessidades básicas.

A parte educativa com as crianças e Jovens, reforçou a sua actividade procurando sempre ser um suporte para os pais, com estratégias que possam ser utilizadas neste processo educativo, que é reinventado a cada dia.

Os nossos jovens estão a ter um conjunto de apoios, procurando ser agentes facilitadores de adaptação a este novo modelo educativo, bem como procurando encontrar instrumentos (computadores) que lhes permitam ter acesso de forma igual aos seus pares.

Esta quinzena revelou diariamente mais pessoas com necessidades de apoio ao nível alimentar, quer em géneros, quer em refeições prontas a consumir. Este apoio tem sido possível com o apoio de muitos que nos têm trazido os seus géneros, e outros que nos têm confiado o seu dinheiro para podermos apoiar que precisa. Neste momento conseguimos angariar perto de 4000€ que nos permitem continuar a apoiar 15 famílias (35 pessoas) com cabazes alimentares e diariamente servir refeições a 10 pessoas das quais 6 são crianças.

Distribuímos, através do Programa Operacional de apoio Às Pessoas Carenciadas géneros a 225 pessoas num universo de 76 famílias.

Para que tudo isto fosse possível a palavra chave é colaboração, contámos com um grupo de voluntários que apoiaram a distribuição dos géneros alimentares, a Transportadora Monte Pedral que gratuitamente transportou os géneros do Banco Alimentar para as nossas instalações, o apoio incondicional à nossa actividade dado pela Câmara Municipal de Gaia, bem como da União de Freguesias de Santa Marinha e São Pedro da Afurada e do Clube desportivo Marco.

A Articulação com outras instituições tem permitido encontrar respostas a cada uma das pessoas que nos procura, no sentido de colmatar as suas necessidades imediatas.

Lançamos, hoje, um video que dá conta do que temos feito, desafiamos todos a partilhá-lo para desse modo darmos a conhecer o nosso trabalho e conseguirmos angariar mais meios para o continuarmos a fazer, com qualidade, mas acima de tudo com a esperança e confiança que colocamos em cada uma das nossas acções.

Vila Nova de Gaia, 24 de Abril de 2020

Rute Serronha (Diretora Executiva da Associação de Escolas do Torne e do Prado - IPSS)
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Pode ajudar esta missão da Igreja a multiplicar sorrisos.

Através da consignação de 0.5% do seu IRS à Associação das Escolas do Torne e do Prado (AETP) colocando no quadro 11 do anexo 3 o NIF 502 172 185 e deste modo, em vez do seu IRS ser entregue na totalidade ao Estado, uma parte é encaminhada pelo próprio Estado para esta missão.

Pode igualmente fazer uma transferência com o nosso contributo para o NIB 0033 0000 0000 3421 2608 9

Dar bens alimentares deixando-os no Centro Comunitário do Bom Pastor sito Rua Rei Ramiro 1109 (Candal) 4400-283 Vila Nova de Gaia