Llandaff (País de Gales) , 3 e 4 de Outubro de 2011

Declaração conjunta

Partilhando uma Vida em Comum na Missão e no Serviço
Líderes das Igrejas da Comunhão de Porvoo reuniram-se em Llandaff

Os Primazes e Bispos Presidentes das Igrejas da Comunhão de Porvoo encontraram-se em Llandaff, País de Gales, de 3 a 4 de Outubro, para reverem o trabalho desenvolvido desde o último encontro, para discutirem áreas de interesse comum e partilharem informação sobre assuntos importantes nas suas respectivas Igrejas.

O encontro dos Primazes e Bispos Presidentes que se realiza de dois em dois anos é um dos processos de consulta das Igrejas da Comunhão de Porvoo, Igrejas estas que se comprometeram a «partilhar uma Vida em Comum na Missão e no Serviço».

Revendo o trabalho desenvolvido desde o seu último encontro, os Primazes e Bispos Presidentes recomendaram as «Orientações para os Encontros Inter-Religiosos» que foram desenvolvidas numa Consulta de Porvoo em 2011, e também o trabalho realizado na área da resposta aos Conflitos que faz parte de um processo contínuo de consulta no seio da Comunhão. Informação sobre estas Consultas pode ser encontrada no Website da Comunhão de Porvoo, www.porvoochurches.org no item «resources».

Na discussão sobre a corrente crise económica na Europa, os Primazes e Bispos Presidentes reconheceram que a crise afecta todos os países e Igrejas de diferentes formas. O desemprego está a aumentar na maior parte dos países. A mudança nos padrões de migração criou o grande desafio das Igrejas providenciarem cuidado pastoral aos novos migrantes. Uma Consulta sobre «Diáspora e Igrejas Migrantes» será realizada pela Comunhão de Porvoo em Março de 2012. Os Primazes e Bispos Presidentes apelaram também à realização de uma Consulta sobre Economia e Ética, reconhecendo o efeito que o actual contexto económico tem nos seus países e a responsabilidade moral das Igrejas ricas para com as Igrejas pobres.

A próxima Consulta da Comunhão, terá lugar na Finlândia em Novembro de 2011, e será uma Consulta sobre o Casamento. A Consulta permitirá às Igrejas de Porvoo partilharem umas com as outras a sua compreensão e experiências sobre o tema bem como as tradições, histórias e diferenças entre cada uma.

A Comunhão de Porvoo está visível em diferentes áreas na vida das Igrejas, por exemplo nas geminações e visitas entre dioceses e congregações, e no mútuo compromisso das congregações em diáspora na vida das Igrejas da Comunhão. Os Primazes e Bispos Presidentes solicitaram que também fosse explorado um trabalho criativo em toda a Comunhão com a juventude.

Sobre a Comunhão de Porvoo
A Comunhão de Porvoo é uma Comunhão de Igrejas Anglicanas e Luteranas que estabeleceram um compromisso comum tendo em vista uma maior unidade e uma Missão mais efectiva na Europa. Contudo, as Igrejas mantêm as suas respectivas identidades.

As Igrejas Anglicanas membros são a Igreja de Inglaterra, a Igreja da Irlanda, a Igreja Episcopal Escocesa, a Igreja de Gales, a Igreja Lusitana em Portugal, a Igreja Episcopal Reformada Espanhola; cinco Igrejas Luteranas Nórdicas; a Igreja da Suécia, a Igreja da Noruega, a Igreja Luterana Evangélica da Finlândia, a Igreja Luterana Evangélica da Islândia, a Igreja Luterana Evangélica da Dinamarca e duas das Igrejas Luteranas do Báltico: a Igreja Luterana Evangélica da Estónia e a Igreja Luterana Evangélica da Lituânia.

Actualmente existem três Igrejas com o estatuto de observadoras na Comunhão de Igrejas de Porvoo; a Igreja Luterana Evangélica da Letónia, a Igreja Luterana na Grã-Bretanha e a Igreja Luterana Evangélica da Letónia no estrangeiro.

Presbítero Jorge Pina Cabral
Representante da Igreja Lusitana