Aos Órgãos de Comunicação Social
De 31 de Maio a 2 de Junho de 2018, vai realizar-se o 97º Sínodo Diocesano da Igreja Lusitana - Comunhão Anglicana, Portugal, nas instalações da Catedral de S. Paulo, na Rua das Janelas Verdes, em Lisboa, sob o tema «Do Batismo ao discipulado; a Igreja em Missão”.
O Sínodo, presidido pelo Bispo D. Jorge Pina Cabral, contará com a presença de 45 participantes (clérigos e leigos) em representação das Paróquias e Órgãos da Igreja.
Estarão também presentes nesta reunião magna, diversos convidados e representantes de outras Igrejas nacionais e estrangeiras e de entidades ecuménicas, entre os quais, o Sr. Bispo Anthony Poggo, representante do Arcebispo de Cantuária para a Comunhão Anglicana, Bispo Carlos Lopez Lozano, da Igreja Espanhola Reformada Episcopal e o Cónego John Kafwanka, Diretor para a Missão da Comunhão Anglicana.
O Sínodo terá a sua abertura, com Celebração Eucarística no contexto da Festa de Ação de Graças pela Instituição da Sagrada Eucaristia a ocorrer pelas 15h00, na Catedral de S. Paulo (Rua das Janelas Verdes, Lisboa).
Para além dos assuntos relativos à vida interna da Igreja, será apresentado e desenvolvido o tema do discipulado intencional no desenvolvimento da missão da Igreja para o mundo contemporâneo.
Para tal, o tema será aprofundado através da alocução do Bispo Diocesano e de outras apresentações, às quais se seguirão trabalhos em grupo de forma a equipar os membros da Igreja para a missão que são chamados a desenvolver.
Poderá ser encontrada mais informação atualizada no site da Igreja Lusitana:
www.igreja-lusitana.org e Facebook: www.facebook.com/igrejalusitana
Centro Diocesano da Igreja Lusitana
Departamento de Comunicação
Portugal
Telf.: (351) 223754018 – Contato direto: 914687858
E-mail: comunicacao@igreja-lusitana.org
Uma breve apresentação
Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica (Comunhão Anglicana)
Surgiu na segunda metade do séc. XIX, em Março de 1880, fruto do ambiente religioso e social que então se vivia em Portugal, refutando os dogmas da jurisdição universal e da infalibilidade do papa e também os excessos do marianismo popular, advogando a leitura da Bíblia pelos crentes, uma liturgia em português e um governo da Igreja partilhado entre clérigos e leigos.
Desde 1980 que a Igreja Lusitana é membro da Comunhão Anglicana, tendo como Autoridade Metropolitana o Arcebispo de Cantuária, na sua qualidade de foco visível de unidade naquela Comunhão.
A Comunhão Anglicana é uma família de Igrejas que congrega 84 milhões de pessoas em todos os continentes, presente em mais de 160 países, e é constituída por cerca de 39 Províncias ou Igrejas nacionais e autónomas, que se dirigem por si mesmas, respondendo às necessidades e particularidades de cada povo.
A Igreja Lusitana tem mantido, desde a década de 60 do século passado, uma postura ecuménica, participando em diálogos, encontros e celebrações com a Igreja Católica Romana e outras Igrejas.
A Igreja Lusitana – Comunhão Anglicana é membro:
- COPIC – Conselho Português de Igrejas Cristãs
- Conselho Mundial de Igrejas
- CEC – Conferência das Igrejas Europeias
- Comunhão de Porvoo
- CEPPLE – Conferência das Igrejas Protestantes dos Países Latinos da Europa