Encontro dos Primazes da Comunhão de Porvoo (Anglicanos e Luteranos)

O testemunho da Igreja numa Sociedade Secularizada

De 12 a 14 de Outubro 2017, reuniram-se na cidade de Copenhaga (Dinamarca) os primazes das Igrejas que constituem a Comunhão de Porvoo. Estavam presentes os primazes e bispos presidentes de todas as Igrejas Luteranas do Norte da Europa bem como das Igrejas Anglicanas no Reino Unido e Europa Continental. D. Jorge Pina Cabral participou neste encontro na sua qualidade de bispo diocesano de uma Igreja Anglicana nacional como é a Igreja Lusitana.

O encontro compreendeu a celebração diária da Eucaristia e dos ritos da Oração da Manhã e da Tarde bem como tempos de relacionamento e partilha pessoal entre os primazes. O tema apresentado por diversos oradores ajudou a aprofundar o conhecimento do contexto social e cultural que hoje enquadra a Missão das Igrejas na Europa ocidental. As abordagens feitas referiram o enquadramento legislativo das Igrejas, o contributo britânico para a Europa num contexto pós-Brexit e ainda a visão das Igrejas Anglicanas no sul da Europa num contexto de secularização. A este respeito D. Jorge Pina Cabral apresentou uma comunicação sobre a situação religiosa em Portugal.

A Igreja Lusitana foi convidada a acolher em Outubro de 2019 a Consulta dos Lideres das Igrejas de Porvoo, um encontro de leigos e clérigos responsáveis que promove o aprofundamento da comunhão e testemunho das Igrejas na Europa.

A Comunhão de Porvoo é uma Comunhão de Igrejas que em 1996 assinaram uma declaração para «partilharem uma vida conjunta de missão e de serviço». São membros efetivos desta Comunhão quinze Igrejas (muitas delas Igrejas nacionais) e ainda uma Igreja observadora (Igreja Luterana da Letónia).Porvoo é considerado um dos maiores desenvolvimentos ecuménicos a nível internacional dado o nível de intercomunhão e de missão que permite entre as suas Igrejas e membros.

Download: Secularismo e Sociedade Secular numa perspetiva teológica - Uma resposta Anglicana da Europa do Sul