Esta manhã em Bruxelas as horas de ponta e os voos de manhã cedo foram violentamente interrompidos por múltiplos ataques terroristas. Relatórios recentes descrevem pelo menos 26 mortes como consequência de duas explosões no Aeroporto de Bruxelas, e mais explosões na estação de Metro no quarteirão da União Europeia.
A Conferência das Igrejas Europeias (CEC) lamenta esta perda de vidas e perturbação da paz. Condenamos os violentos ataques e apelamos a respostas pacíficas nas próximas horas e dias. Oramos por aqueles que perderam as suas vidas, as suas famílias e comunidades e pelas pessoas que colocam em risco a sua própria segurança ao ajudarem os outros.
«Nesta época de Semana Santa e Páscoa, lamentamos estas explosões de violência» referiu o Secretário-geral da CEC Fr Heikki Huttunen. «À medida que curamos juntos enquanto habitantes de Bruxelas e da Europa, e irmãos e amigos na humanidade, temos que encontrar novamente o nosso caminho, e devemos todos contribuir para a criação de sociedades nas quais todos se sintam seguros e parceiros no bem comum»
A Conferência das Igrejas Europeias pede que as suas Igrejas membro e toda a gente de boa vontade pense em Bruxelas, na Bélgica e na Europa, e ore pela paz.

Traduzido e adaptado do Press-Release da CEC 16/07 de 22 de Março 2016

[A Conferência das Igrejas Europeias (CEC) é uma família de cerca de 114 Igrejas Ortodoxas, Protestantes, Anglicanas e Velho-Católicas de todos os países da Europa, mais 40 conselhos nacionais de Igrejas e organizações em colaboração. A CEC foi fundada em 1959. Tem os seus escritórios em Bruxelas e Estrasburgo.
A Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica é membro de pleno direito da CEC.]

Oração pela Paz

Pai todo-poderoso,
é da tua vontade que todos os povos
vivam em unidade e harmonia;
bendizemos o teu santo Nome
pelo fim destes atos terroristas
e pelo dom da paz e da concórdia.
Dá a todas as nações a graça
de respeitarem os teus mandamentos
e de viverem juntas em paz, justiça e liberdade.
Mediante Jesus Cristo, nosso Senhor. Ámen.