Declaração conjunta do Bispo Anglicano Christopher Hill (Presidente da Conferência das Igrejas Europeias – CEC) e do Cardeal Reinhard Marx (Presidente da Comissão da Conferência de Bispos Católicos da Comunidade Europeia):

«A família das nações europeias encontra-se confrontada com uma crise humanitária de uma escala sem precedentes na história do pós-guerra. A guerra civil na Síria, a instabilidade politica alargada noutras áreas do Médio Oriente e a extrema pobreza em muitas partes da Africa subsariana forçaram  para cima de dois milhões de pessoas, muitas delas traumatizadas pela guerra e outras desesperançadas pela pobreza, a procurarem asilo ou a oportunidade de uma vida melhor na Europa. A crise dos migrantes recebeu uma vasta cobertura dos média, o mundo politico tem-se esforçado para encontrar soluções, comunidades religiosas e a sociedade civil na União Europeia responderam muitas vezes com incrível acolhimento e generosidade, especialmente com aqueles cujas necessidades são grandes. A crise ameaça submergir-nos e o sofrimento daqueles que procuram refúgio na Europa, asilo e a oportunidade de uma vida melhor, arrisca-se a piorar com a vinda do Inverno, a não ser, que uma resposta politica, apoiada proporcionalmente por todos os membros da União Europeia se torne realidade.

Os líderes cristãos através do continente fizeram ouvir as suas vozes, reclamando tratamento humanitário para os migrantes, solicitando aos estados membros que sejam generosos na sua hospitalidade e apelando à solidariedade na União Europeia no acolhimento aos que buscam asilo, com particular sensibilidade para com os mais vulneráveis, especialmente famílias com crianças e menores não acompanhados. Nós, falando enquanto presidentes dos dois maiores grupos de comunidades cristãs na União Europeia, renovamos o nosso apelo a uma resposta politica concertada e unida à corrente crise migratória e apelamos ao apoio das Igrejas que representamos fazendo a nossa parte, a qualquer nível, desde o local/paroquial ao nacional, abraçando com generosidade o duplo desafio de acolher irmãos e irmãs vindos em necessidade desesperada de fora das nossas fronteiras e que buscam a nossa ajuda, e de os tornar parte integral da sociedade Europeia à qual pertencemos.

[Traduzido para o Português do Press Release nº 15/40 da CEC pelo Departamento de Comunicação da Igreja Lusitana]