Mensagem da X Assembleia do Conselho Mundial de Igrejas

Une-te à Peregrinação

«Porque o nosso Deus é cheio de misericórdia. Ele fará brilhar entre nós uma luz que vem do céu.
Essa luz iluminará os que se encontram na escuridão e na sombra da morte e guiará  os nossos passos pelo caminho da paz.»

(Lucas 1:78-79)

Queridos irmãos e irmãs, saudamos-vos em nome de Cristo.

1 . Reunimo-nos aqui, na República da Coreia para celebrar a X Assembleia do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) de 30 de Outubro a 8 de Novembro. Vimos de 345 Igrejas membros desta comunidade e de organizações que colaboram com o Conselho no movimento ecuménico, unimo-nos em oração, partilhamos histórias das nossas comunidades locais e escutamos com muita atenção as mensagens de sofrimento e de esperança. Agradecemos as diversas declarações emitidas. A nossa peregrinação comum insere-se no tema : «Deus da vida, conduz-nos à justiça e à paz».

2. Nesta animada cidade de Busan, avançamos unidos pelo caminho da transformação e oramos para que à medida que nos vamos transformando, Deus nos faça instrumentos da Paz. Muitos dos que aqui estão viajaram para outras partes da Coreia onde testemunharam as feridas abertas de uma sociedade destroçada pelo conflito e divisão. Quão necessária é a Justiça para que haja Paz; a reconciliação para que haja cura; e uma mudança de coração para que o mundo possa ser restaurado. Fomos encorajados pelas Igrejas activas e comprometidas que encontramos; o seu trabalho está a render abundantes frutos.

3. Propomo-nos partilhar a nossa experiência da procura da unidade na Coreia como sinal de esperança para o mundo. Esta não é a única terra na qual as pessoas vivem divididas, entre a pobreza e a riqueza, entre a felicidade e a violência, o bem-estar e a guerra. Não podemos fechar os olhos às duras realidades, sem que as nossas mãos colaborem na obra transformadora de Deus. Enquanto comunidade, o CMI é solidário com o povo e as igrejas da Península Coreana, com as quais se esforça por  alcançar a Justiça e a Paz.

4. Deus nosso Criador é a fonte de toda a vida. No amor de Jesus Cristo e pela misericórdia do Espírito Santo, como uma comunhão dos filhos de Deus, avançamos juntos até ao cumprimento do Reino. Ao buscar a graça de Deus somos chamados juntos, na nossa diversidade, a ser administradores justos da Criação de Deus. Esta é a visão dos novos céus e nova terra, onde Cristo será «tudo em todos» (Efésios 1.22).

5. Vivemos num tempo de crise global. Desafios económicos, sociais, políticos e espirituais confrontam-nos. Nas trevas e na sombra da morte, em sofrimento e perseguição quão precioso é o dom da Esperança que recebemos do Senhor Ressuscitado ! Animados pela chama do Espírito nos nossos corações, oramos para que Cristo ilumine o mundo; para que a Sua luz faça com que todo o nosso ser se preocupe e cuide de toda a Criação e afirme que todas as pessoas são criadas à imagem de Deus. Escutando as vozes que com frequência vêm das margens, compartilhemos lições de esperança e perseverança. Que nos possamos comprometer a trabalhar pela libertação e a actuar em solidariedade. Que a esclarecedora Palavra de Deus nos guie no nosso caminho.

6. Queremos avançar unidos. Desafiados pelas nossas experiências aqui em Busan, desafiamos todas as pessoas de boa vontade a colocar os dons que Deus lhes deu em acções transformadoras. Esta Assembleia chama os nossos irmãos e irmãs a juntarem-se a nós em peregrinação. Que as Igrejas sejam lugares de cura e de compaixão e que seja possível semear as Boas Novas para que a Justiça cresça e a Paz profunda de Deus reine no mundo.

«Felizes os que praticam a Justiça e fazem sempre o que é justo.» (Salmo 106,3)

Deus da vida, conduz-nos à justiça e à paz!