A 14ª Assembleia da CEC realizada em Budapeste – Hungria de 3 a 8 de Julho contou com a participação de delegados das 120 Igrejas membros tendo aprovado uma nova Constituição interna. No preâmbulo da nova Constituição, a Conferência das Igrejas Europeias compromete-se a «ajudar as Igrejas Europeias a partilharem a sua vida espiritual, a fortalecer o seu testemunho e serviço comum, e a promover a unidade da Igreja e a paz no mundo». Com a aprovação do novo texto Constitucional promove-se uma reorganização da estrutura interna passando agora a existir um Conselho Governativo de apenas 20 membros contra os 40 que faziam parte do anterior Comité Central. Haverá igualmente uma concentração de serviços passando os originais escritórios de Genebra para os existentes em Bruxelas e uma reformulação da relação com as diversas Comissões existentes no interior da CEC.

Na declaração final os delegados presentes apelaram às Igrejas Europeias para que fiquem ao lado dos marginalizados na Europa e aprofundem o diálogo com os atores políticos e económicos de forma apoiarem as vitimas da atual crise e em conjunto promoverem alternativas mais credíveis e duradouras. A Assembleia encorajou todos os atores na sociedade Egípcia a juntarem os seus esforços no seu caminho para a construção de uma democracia estável e funcional. Neste particular as Igrejas manifestaram a sua solidariedade à Igreja Ortodoxa Copta e às outras Igrejas Cristãs presentes no Egipto.

O Bispo da Igreja Lusitana, D. Jorge Pina Cabral, esteve presente tendo participado ativamente nos trabalhos como «Keynote listener» dos diversos grupos e feito parte do Comité de elaboração do relatório das politicas futuras da Conferência.

Na sua apreciação final D. Jorge sublinhou o árduo trabalho de diálogo e de consenso que foi necessário realizar tendo em vista a aprovação de um documento constitucional comum que expressasse as diversas sensibilidades eclesiais presentes e as suas visões para o futuro. Referiu ainda a consciência existente por parte das Igrejas Europeias do seu papel único e insubstituível no atual contexto de crise Europeia e da resposta que urge dar à interpelação que Deus a todos coloca conforme o tema da Assembleia expressa: «E agora de que estão à espera ?» (Actos 22,14-16).

Site da 14ª Assembleia da CEC

Álbum de fotos da 14ª Assembleia da CEC