Por convocatória da direção do DMIL, realizou-se no dia 16 de Fevereiro na Paróquia de Salvador o Mundo (Prado) em Vila Nova de Gaia, uma reunião geral de mulheres da Igreja Lusitana, abrangendo não só as sócias do departamento, mas todas as mulheres da Igreja.

Com 34 presenças, estavam representados os dois Arciprestados, sendo 18 mulheres do sul e 16 do norte.

A reunião foi iniciada com um momento devocional de louvor e adoração e foi  lida a porção do Evangelho segundo S. Marcos sobre “O cego de Jericó”.

Fixou-se a meditação na resposta do homem cego: “Ele atirou fora a capa, deu um salto e veio ter com Jesus”
Desta forma se introduziu a razão deste encontro, e se evidenciou a confiança e a  disponibilidade que cada uma deve sentir para ir ter com Jesus e cumprir a sua missão.

Na ordem de trabalhos havia um ponto único – Discussão e análise do trabalho das mulheres na Igreja.

O DMIL criado em 1992, completou 20 anos de existência e os atuais elementos da direção que já tinham anunciado a sua demissão, concretizaram-na neste encontro, dando oportunidade às mulheres da Igreja,  de procurarem novas formas para dar continuidade a este ministério se assim o entendessem.

Então, as mulheres presentes tiveram oportunidade de discutirem e analisarem o trabalho desenvolvido durante 20 anos, de se reverem ou não nas diversas atividades do DMIL, de reconhecerem quão  importante é a permanência do departamento nos orgãos da Igreja, nomeadamente no Sínodo e na Comissão Permanente.

Foi uma discussão participada, necessária e positiva, com testemunhos concretos de quem viveu de perto a realidade de departamento.

Por outro lado, ficou ainda evidenciada a pouca informação nas paróquias sobre este departamento diocesano, ou por outro lado, o pouco interesse das pessoas no trabalho desenvolvido.

No geral, as opiniões foram favoráveis à continuidade do departamento mas sugerindo a redução do número de membros da direção, previsto nos Estatutos.

Deste modo, a Presidente da Assembleia Geral do DMIL irá propor essa alteração e apresentar novos elementos para a direção, em assembleia geral do DMIL já marcada para dia 6 de Abril de 2013, na Paróquia de S. Tomé em Castanheira.

Fotografias