A Aldeia das Religiões é um evento cultural, social e religioso organizado pela Igreja Católica, nomeadamente pela Paróquia de São Tiago de Priscos da Arquidiocese de Braga e apoiado pela Braga 2012 – Capital Europeia da Juventude.

Vai decorrer de 25 a 28 de Outubro de 2012, freguesia de Priscos, concelho de Braga.
A inauguração será no dia 25 de Outubro, às 15h00 com a presença de vários líderes de várias confissões religiosas.

O Horário:
- dia 25 de Outubro das 15h00 às 22h00
- dia 26 de Outubro das 10h00 às 22hoo
- dia 27 de Outubro das 10h00 às 22hoo
- dia 28 de Outubro das 10h00 às 18h00.

Tem como objetivos

- Situar a importância das religiões e das convicções numa sociedade e num mundo plurais.

- Envolver a camada jovem na realização do evento e criar-lhes referências sobre o mundo das religiões.

- Perceber a cultura como atributo fundamental de toda a prática humana.

- Compreender a relevância da dimensão religiosa no processo de construção da personalidade dos jovens.

- Refletir sobre o papel do Diálogo Inter-religioso no Diálogo Intercultural.

- Perspectivar o Diálogo Inter-religioso enquanto contributo para a construção da Paz e para um melhor entendimento entre pessoas e povos.

- Convidar líderes religiosos e jovens de várias religiões.

Esta “Aldeia das religiões” irá tornar-se uma significativa ferramenta de diálogo inter-religioso e inter-cultural. O diálogo inter-religioso emerge hoje como um dos grandes desafios para o século XXI.

As diversas tradições religiosas têm consciência da importância vital de um relacionamento criativo e mútuo entre si mesmas, como condição essencial para um futuro mais harmónico para a humanidade. Não há mais possibilidade de manutenção de posicionamentos teóricos e práticas que sustentem a perspetiva de hegemonia de uma tradição religiosa sobre as demais. Neste tempo de pluralismo religioso há que se acentuar a singularidade e o valor da diversidade, como dado irrenunciável e irrevogável.

Com esta iniciativa queremos contribuir para consolidar a convivência pacífica entre as pessoas de vários credos, criar a reflexão crítica sobre a importância de um viver fraterno, bem como a consciência de pertencer a um grupo e de ser alguém capaz de fazer a diferença nas relações humanas através do resgate da razão, da paciência, da tolerância, do amor e da paz.

O diálogo inter-religioso tem o seu próprio valor. Ele não pode ser visto como plataforma preparatória para outra atividade, como por exemplo a missão evangelizadora. Trata-se de um bem em si, de uma realidade auto-finalizada, por isso não está ao serviço de nenhum outro objetivo, senão o da abertura sincera e gratuita à alteridade, à disponibilidade do conhecimento mútuo e recíproco enriquecimento.

Haverá dois espaços de convívio: TENDA DO ENCONTRO e o REFEITÓRIO COMUM.
A TENDA DO ENCONTRO: Será um espaço de paragem e passagem onde, no decorrer deste evento, haverá lugar para o diálogo, partilha e convívio. Neste espaço haverá lugar para conferências, espetáculos musicais, Dança. Meditação, Oração, teatro, apresentação de livros, tertúlias.... Estão agendados 26 momentos.

REFEITÓRIO COMUM: Será um espaço para convívio sadio à mesa. As ementas estão a ser estudadas ao pormenor para que todos possam comer a mesma comida. Por exemplo: não haverá carne de porco no refeitório comum...

Estão Representadas nas Aldeia das Religiões 32 confissões religiosas:
- Comissão ecuménica do Porto
- Igreja Metodista Livre
- Igreja Evangélica Portugal para Cristo
- Igreja Reformada em Portugal

Fonte: “Aldeia das Religiões” inserida no evento Braga Capital Europeia da Juventude

Cartaz da Igreja Lusitana para o evento: