Paz no nome do nosso senhor Jesus Cristo.

No próximo Domingo, 24 de junho, passa o 50º aniversário da Sagração do saudoso Bispo D. Luís César Rodrigues Pereira.
O seu episcopado constituiu uma marca de grande relevância na vida da Igreja, em particular, na ênfase litúrgica e sacramental. D. Luís foi um verdadeiro homem de Deus, um exemplo de fidelidade a Jesus Cristo, fundado num conhecimento profundo da Sagrada Escritura, numa sincera e humilde atitude de oração e numa enorme coerência da prática do Evangelho na sua relação com os outros, em especial, os mais carenciados. Foi também no seu episcopado que as relações com outras Igrejas Anglicanas se incrementaram e ocorreu a integração oficial da Igreja Lusitana na Comunhão Anglicana.

Por isso, venho pedir-vos que no próximo Domingo, no culto da vossa Paróquia, se dê conhecimento desta efeméride e se eleve ao Senhor a seguinte oração:

Deus todo-poderoso,
louvamos-Te pelas bênçãos trazidas à humanidade através da tua Igreja;
bendizemos-Te pela graça dos Sacramentos,
pela comunhão que em Cristo temos contigo e uns com os outros,
pelo ensino das Escrituras e pregação da tua Palavra,
pelos exemplos de virtude dos teus santos,
pelos teus servos fiéis que já partiram, dos quais lembramos hoje Luís César Rodrigues
Pereira que, por tua mercê, foi sagrado Bispo há 50 anos para Te servir nesta Igreja.
Agradecemos-te a recordação feliz que o seu pastorado nos deixou e tudo o que na sua
vida foi expressão do teu amor e da tua graça.
Junta-nos a ele na companhia dos teus redimidos.
Mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, Ámen.

Vosso no amor de Cristo,
+ Fernando Soares