COPIC

Ecumenismo em Portugal destaca o 1700º aniversário do Concílio de Niceia, em 2025

A Conferência Episcopal Portuguesa da Igreja Católica Romana, representada pelo Bispo D. Manuel Felício e o COPIC – Conselho Português de Igrejas Cristãs, sob a liderança do Bispo D. Jorge Pina Cabral, acompanhado dos elementos da respetiva Direção, estiveram reunidos a 15 de outubro de 2024, em Albergaria-a-velha, na Casa Diocesana da Igreja Católica Romana.
O impacto visual resultante do flagelo dos incêndios que afetaram Portugal, em Setembro passado, foi muito visível e tocou o coração dos presentes, pois a área ardida percecionada daquele local impressionou pela sua grande dimensão e desgraça e que requer de todos os homens e mulheres de boa vontade, atenção oração e compromisso proativo na salvaguarda da Criação.
Entre os vários pontos da agenda do encontro, mereceram especial atenção os materiais disponibilizados pelo Dicastéro para a Promoção da Unidade dos Cristãos e Comissão Fé e Constituição do Conselho Mundial de Igrejas para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos do ano 2025, cujo tema é “Crês nisso” João 11, 26.
Como tem acontecido em anos anteriores, será publicado o texto de apoio proposto e disponibilizado também o respetivo suporte digital para que as comunidades possam valorizar, o mais possível, estes materiais ao longo da semana de oração pela unidade e mesmo em outros momentos, ao longo do ano.
Os subsídios foram elaborados Comunidade Monástica de Bose, no norte da Itália. O ano 2025, marca o 1.700º aniversário do primeiro Concílio Ecumênico, realizado em Nicéia, perto de Constantinopla, em 325 d.C. Assinalar ecumenicamente essa data oferecerá uma oportunidade única de refletir e celebrar a fé comum dos cristãos, conforme expressa no Credo formulado durante esse Concílio; uma fé que permanece viva e frutífera nos nossos dias. Ao longo do ano a CEP e o COPIC, desenvolverão várias iniciativas celebrativas e de reflexão.
A Conferência das Igrejas Europeias e os Conselho das Conferências Episcopais da Europa, estão a realizar uma consulta para a atualização da “Charta Oecuménica”, assinada em 2001, pelos presidentes do Conselho das Conferências Episcopais Europeias e da Conferência das Igrejas Europeias, com o objetivo de promover uma colaboração mais estreita promotora de crescente diálogo ecuménico na Europa.
Relembre-se que a “Charta” foi o primeiro documento comum publicado pelas Igrejas europeias nos últimos mil anos. Tem como objetivos para o caminhar ecuménico: proclamar o Evangelho em conjunto; responder ao apelo à unidade; trabalhar em conjunto; orar em conjunto; prosseguir o diálogo; reconciliar povos e culturas; ajudar a moldar a Europa; salvaguardar a criação; aprofundar a comunhão com o Judaísmo; promover as relações com o Islão e outras religiões e visões do mundo.
Datas a registar:
- Até 30 novembro 2024. Recolha de contributos para a revisão da “Charta Oecuménica” da Europa, cuja primeira edição foi no ano 2001 (Conferência Episcopal Portuguesa e Conselho Português de Igrejas Cristãs);
- 18 janeiro 2025, 15h30, Celebração Ecuménica Nacional de abertura do Oitavário, com o apoio da Comissão Ecuménica do Porto. Paróquia Lusitana de S. João Evangelista, Vila Nova de Gaia;
- 4 fevereiro 2025, Encontro Interconfessional com a Aliança Evangélica Portuguesa, em Albergaria-a-Velha;
- 14 junho 2025, Véspera da Trindade, Simpósio Teológico seguido de Celebração dos 1700 anos do Credo de Niceia;
Para mais informações, visitar o site www.copic.pt

Igreja Lusitana - Comunhão Anglicana | Anglican Church - Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.