Sagração 1

No passado Sábado dia 14 de setembro D. Jorge Pina Cabral participou na sagração episcopal de Frank Bangerter novo Bispo da Igreja Velho Católica da Suíça uma das Igrejas oficiais neste país. A cerimónia decorreu na bonita Catedral Velho Católica de S. Pedro e S. Paulo em Berna e teve a participação de numerosos bispos, clero, convidados ecuménicos e povo da Igreja.

A ordenação de Frank Bangerter que sucede a Haral Rein segue-se à sua eleição, no dia 24 de maio em Aarau (AR), pelo sínodo nacional da Igreja Católica-Cristã da Suíça. Frank Bangerter, 61 anos, é natural de Grenchen (SO) e é pastor em Zurique desde 2010. Cresceu em Lyss (BE), tal como o homem com quem vive em união de facto há muitos anos. O recém-eleito bispo disse que estava “simplesmente emocionado” com a sua eleição e com a confiança nele depositada. “Estou comovido e profundamente grato”.

Referiu ainda que “a Igreja Velho Católica tem duas conquistas: a ordenação de mulheres e o casamento para todos, que considero ter um potencial indiscutível. Podemos e queremos expressar ainda mais que somos uma Igreja aberta e liberal na tradição católica. Estamos próximos da vida, não excluímos os divorciados, reconhecemos a diversidade, em termos de orientação sexual e estilos de vida».

Recorde-se que a Igreja Lusitana está em plena comunhão desde 1965 com as Igrejas pertencentes à Comunhão de Utreque.

Sagração 2

Sagração 3

Igreja Lusitana - Comunhão Anglicana | Anglican Church - Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.