Arcebispo de Cantuária apoia o apelo ao desenvolvimento ético da inteligência artificial

O Arcebispo de Cantuária assinou hoje o Apelo de Roma para a Ética da IA numa cerimónia em Roma.

Arcebispo de Cantuária apoia

o apelo ao desenvolvimento ético da inteligência artificial

O documento tem como objetivo promover um sentido partilhado de responsabilidade pela dignidade humana no meio dos rápidos avanços tecnológicos. Para garantir que todos os indivíduos - independentemente da sua origem - possam beneficiar destes avanços, as religiões, as organizações internacionais, os governos, as instituições e o sector privado devem trabalhar em conjunto.

Apela ao desenvolvimento ético da Inteligência Artificial que sirva a humanidade e não o lucro e resista à substituição gradual das pessoas no local de trabalho, bem como ao respeito pela nossa casa comum.

"Estamos muito satisfeitos pelo facto de, com a inclusão dos nossos irmãos e irmãs anglicanos, o Apelo de Roma poder dar mais um passo em frente. Quando a reflexão e o diálogo sobre as questões do desenvolvimento tecnológico se encontram num espírito de fraternidade, é possível encontrar caminhos partilhados e soluções eficazes para construir a paz e o bem comum", disse o Arcebispo Vincenzo Paglia, Presidente da Pontifícia Academia para a Vida e da Fundação RenAIssance.

Comentando a assinatura, o Arcebispo Justin, em nome da Igreja de Inglaterra, afirmou:

"É com grande prazer que apoio o Apelo de Roma à IA, que sublinha a dignidade de cada ser humano no meio da evolução tecnológica. Embora não possamos prever o futuro, sabemos que a ciência e a tecnologia continuarão a evoluir rapidamente e que temos de estar preparados. A IA oferece um enorme potencial para melhorar as capacidades humanas. Deve também procurar proteger, preservar e valorizar a dignidade da pessoa humana. Os enormes avanços proporcionados pela IA não podem ser propriedade exclusiva dos seus criadores ou de qualquer parte da raça humana. Têm de ser para todas as pessoas, em todo o lado. Têm de servir o bem comum, têm de servir o clima, têm de servir o desenvolvimento sustentável. Grande parte da forma como entendemos a Inteligência Artificial resume-se à forma como entendemos a natureza do ser humano. Trabalhemos todos para garantir que a dignidade de cada ser humano, criado por Deus, não para fins lucrativos ou de produtividade, esteja no centro de tudo o que fazemos."

Também o Padre Paolo Benanti, Professor Extraordinário de Ética da Tecnologia na Pontifícia Universidade Gregoriana e diretor científico da Fundação RenAIssance, acolheu com entusiasmo este evento, afirmando: "Com este novo crescimento do Rome Call podemos olhar com renovada confiança para a algorética, ou seja, para o contributo positivo da abordagem ética da inteligência artificial. Nunca se trata apenas de inovação. Trata-se, antes, de a transformar em desenvolvimento humano. É também muito importante que o património da sabedoria humana representado pelas religiões fale a toda a humanidade, valorizando o que é partilhado para enfrentar os desafios contemporâneos".

A cerimónia teve lugar na sede da Academia Pontifícia para a Vida.

Desde o lançamento do Apelo de Roma em fevereiro de 2020, muitas partes interessadas assinaram-no, incluindo representantes das religiões abraâmicas e de actores como a Microsoft, IBM, Cisco e o governo italiano.

Traduzido de  https://www.archbishopofcanterbury.org

Igreja Lusitana - Comunhão Anglicana | Anglican Church - Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.