Gaza

Líderes da Igreja renovam apelo ao cessar-fogo em Gaza  | Credit: ALAMY

Arcebispo de Cantuária apela a Israel para que considere o "custo humano atroz" da incursão

Por FRANCIS MARTIN 16 MAIO 2024  in Church Times

ALAMYA menina palestiniana deslocada da cidade de Rafah brinca num edifício em Deir Al Balah, nos Territórios Palestinianos, destruído por aviões de guerra israelitas

Os líderes anglicanos reiteraram os seus apelos a um cessar-fogo imediato em Gaza, numa altura em que a atenção internacional se mantém fixa na presença militar de Israel em Rafah.

Na terça-feira à noite, o Arcebispo de Cantuária apelou ao governo israelita para que "considere o provável custo humano atroz de uma incursão em Rafah".

Numa mensagem publicada nas redes sociais, pediu às pessoas que se juntassem a ele numa "oração urgente para que a proteção dos civis, fundamental para o direito internacional e humanitário, seja honrada" e, mais uma vez, apelou a um cessar-fogo imediato e à libertação de todos os reféns.

"Esta guerra não pode atingir os objectivos nem de segurança para Israel, nem de um Estado palestiniano livre e seguro", escreveu.

Os comentários do Arcebispo Welby fizeram eco dos do Bispo de Chelmsford, Dr. Guli Francis-Dehqani, que falou ao Church Times na passada sexta-feira, depois de uma visita de três dias a Jerusalém e à Cisjordânia ocupada.

"Penso que temos de ser muito mais activos e confiantes no apelo a um cessar-fogo permanente. . . [A guerra tem de acabar e tem de acabar já", afirmou, apelando à libertação de todos os reféns e à "entrada de ajuda sem restrições em Gaza".

Na segunda-feira, Eleanor Monbiot, responsável regional da World Vision no Médio Oriente, alertou para o agravamento da situação em Rafah.

"Inúmeras crianças estão à beira do abismo, enfrentando o perigo de morte, ferimentos e a perspetiva angustiante de mais uma deslocação forçada", afirmou, apelando a um maior acesso para a entrega de ajuda humanitária.

Na quarta-feira, a passagem de Rafah estava encerrada há mais de uma semana, depois de as Forças de Defesa de Israel (IDF) terem assumido o controlo do lado de Gaza da fronteira. Os governos israelita e egípcio responsabilizaram-se mutuamente pelo encerramento contínuo da passagem aos veículos de ajuda humanitária.

De acordo com a ONU, quase 450 000 palestinianos fugiram de Rafah na última semana. O secretário-geral, António Guterres, disse que estava "chocado com a escalada da atividade militar em Rafah e arredores".

Uma incursão em grande escala na cidade, onde a população pré-guerra de 250.000 pessoas foi aumentada por centenas de milhares de deslocados do norte de Gaza, foi citada por governos de todo o mundo, incluindo o Reino Unido e os EUA, como uma linha vermelha para o seu apoio contínuo à campanha de Israel em Gaza (News, 10 de maio).

Numa entrevista para o podcast Church Times, o Dr. Francis-Dehqani sublinhou a importância para ambas as partes de pôr fim à guerra: "Isto não é apenas para os palestinianos: é também para os israelitas. Não vejo qualquer vantagem nesta guerra para Israel. A violência só gera violência, até que, a dada altura, a violência pára e as pessoas começam a falar."

Os líderes da Igreja no Ocidente precisam de ser "mais directos e fazer parte da solução", disse, e reconheceu que os palestinianos nem sempre se sentiram ouvidos.

No primeiro mês da guerra, o Arcebispo Welby foi criticado por membros da comunidade anglicana na Cisjordânia, que afirmaram que as suas declarações públicas não articulavam o contexto da ocupação israelita do território palestiniano (News, 27 de outubro de 2023).

Na sexta-feira passada, o Dr. Francis-Dehqani disse que o medo de ser considerado antissemita estava a impedir as pessoas de falarem. "Temos de encontrar uma forma de distinguir entre o antissemitismo, que é abominável e errado, e a crítica correcta ao Estado de Israel. É muito difícil dizer isto, e digo-o com muita cautela e cuidado", afirmou.

Existe o perigo de ficarmos paralisados por não sabermos o que dizer, por medo de dizer a coisa errada, e por isso não dizemos nada".

A contradição de apelar a um cessar-fogo e de continuar a fornecer armas a Israel é fundamental para evitar a hipocrisia.

A eurodeputada sublinhou ainda o quarto de milhão de pessoas que vivem em colonatos ilegais israelitas na Cisjordânia e os milhares de palestinianos - incluindo muitos jovens - que se encontram atualmente em "detenção administrativa", sem acusação ou julgamento.

Layan Nasir, um anglicano de 23 anos de Birzeit, na Cisjordânia ocupada, está detido há mais de um mês sem qualquer explicação. O Arcebispo Welby apelou à sua libertação (News, 3 de maio). Durante a sua estadia na Cisjordânia, a Dra. Francis-Dehqani encontrou-se com a família de Nasir.

Disse à mãe de Nasir que rezaria diariamente pela sua filha e por todos aqueles "que estão detidos ilegal e injustamente".

Para a Dra. Francis-Dehqani, o encontro teve ressonâncias na história da sua própria família, que cresceu como parte de uma minoria cristã no Irão e no assassinato do seu irmão, Bahram, no rescaldo da Revolução Iraniana.

Fonte: Church Times

Igreja Lusitana - Comunhão Anglicana | Anglican Church - Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.