eleicoes europeias igrejas2024 il

Os líderes de quatro organizações europeias, que representam diversas igrejas e entidades cristãs, emitiram uma declaração conjunta antes das eleições europeias de 2024, afirmando o seu compromisso de trabalhar em conjunto com as instituições europeias, os candidatos a deputados europeus e os partidos políticos para promover uma agenda europeia positiva que se inspire nos valores cristãos, reforçando o diálogo do artigo 17.

A declaração conjunta, emitida na quarta-feira, 20 de março de 2024, é assinada pelos presidentes da Conferência das Igrejas Europeias (CEC), da Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia (COMECE), da Assembleia Interparlamentar para a Ortodoxia (IAO) e da Together for Europe.

A declaração sublinha a importância do reconhecimento dos valores cristãos como fundamento do projeto europeu. Por conseguinte, as Igrejas defendem a integração dos valores cristãos nas plataformas políticas e nas campanhas pré-eleitorais e, simultaneamente, apelam a uma tomada de posição contra a utilização abusiva da religião para fins políticos. Por último, a declaração incentiva a UE a aplicar o artigo 17.º do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia (TFUE), que prevê um diálogo aberto, transparente e regular entre as Igrejas e a UE.

A declaração manifesta preocupação com as repercussões das sucessivas crises económicas, de imigração, de saúde e de energia que afectam a Europa e o mundo, a par dos conflitos em curso na Ucrânia e na Terra Santa. "Estes desafios são acompanhados por uma crise de valores mais alargada no espaço europeu, que põe em causa os princípios e as instituições democráticas. Os cidadãos europeus também se tornaram mais conscientes da dificuldade dos centros de decisão europeus em responder eficazmente a estas realidades", lê-se no documento.

As Igrejas sentem-se chamadas a contribuir para a redefinição do quadro de prioridades para um futuro sustentável da Europa. As Igrejas constatam a "exclusão de qualquer referência adequada aos valores cristãos nos textos relevantes da UE" e o desapontamento de "uma grande parte dos cidadãos, que olham com confiança para o futuro europeu através do prisma dos valores cristãos, e que agora se sentem marginalizados, pois não têm a oportunidade de expressar as suas posições e opiniões de forma autónoma e distinta". Neste contexto, as Igrejas apelam a que se inverta a tendência e se assegure a mais ampla participação possível dos cidadãos no processo de tomada de decisões e na gestão dos assuntos europeus.

A declaração sublinha também que, quando os valores da paz estão em risco, a insegurança e o medo dominam grande parte das opiniões dos cidadãos sobre o futuro da Europa e do mundo. "O medo motiva alguns [cidadãos] a procurar soluções e apoio espiritual numa versão objectivada e instrumentalizada da tradição, por vezes disfarçada de apelo aos 'valores tradicionais'. Nestes casos, os conceitos de 'pátria' e 'religião' são transformados em armas e figuras históricas duvidosas são transformadas em heróis", sublinha a declaração.

Os valores cristãos, abraçados por um grande segmento de cidadãos europeus, oferecem um quadro fiável para enfrentar as mudanças e os desafios actuais. Isto é particularmente relevante no contexto das próximas eleições europeias, um momento crítico para as nossas democracias. "É útil - se não mesmo essencial - que as facções europeias tenham em conta os valores cristãos na política europeia, especialmente em questões críticas e numa paisagem política labiríntica em que os cidadãos estão particularmente preocupados com quaisquer normas instáveis e instáveis."

20 março, 2024

Comunicado de imprensa da Conferência das Igrejas Europeias n.º: 04/24

Bruxelas

A CEC é uma irmandade de 114 igrejas de tradição ortodoxa, protestante e anglicana de toda a Europa e, juntamente com os seus parceiros ecuménicos, representa mais de 380 milhões de cidadãos europeus. As Igrejas pertencentes ao COPIC são membros da CEC.