Justin Welby na Ucrânia

O Arcebispo Welby no comboio da Polónia para a Ucrânia, na segunda-feira 5 fevereiro

O Arcebispo de Cantuária Justin Welby está na Ucrânia para manifestar a sua solidariedade para com as pessoas que «atravessam um inferno»

O Arcebispo de Cantuária chegou à Ucrânia. "Estou aqui para estar ao lado das nossas irmãs e irmãos em Cristo", afirmou na segunda-feira 5 de fevereiro.

O Arcebispo Welby chegou a Kiev de comboio noturno, vindo de Varsóvia, na segunda-feira de manhã. À medida que o comboio se aproximava da capital ucraniana, disse ao Church Times que o objetivo da visita era "mostrar que nos lembramos das pessoas apanhadas neste conflito horrível e que estão nas nossas orações e pensamentos, bem como daqueles que estão no exílio no Reino Unido como refugiados".

"Ao vir novamente a Kiev, lembro-me da dimensão do sofrimento. [Estou num comboio onde quase todos os ucranianos são mulheres, porque os homens estão envolvidos na luta; e do sofrimento, quando olho para a paisagem de neve e penso nas pessoas nas trincheiras de ambos os lados".

Está previsto que o Arcebispo Welby passe cinco dias no país, onde se encontrará com líderes da Igreja ucraniana de várias denominações, bem como com os que frequentam a capelania da Igreja de Inglaterra em Kiev.

"Quero rezar com eles e por eles, aprender com eles e dizer alto e bom som que, no meio de tudo o que está a acontecer noutros lugares, o mundo não esquecerá a Ucrânia.

"Já passaram quase dois anos desde o terrível dia da invasão russa em grande escala - um ato de grande maldade - e sabemos que a necessidade de apoio será a muito longo prazo.

"Foi profundamente comovente e humilhante encontrar pessoas aqui no final de 2022, ver em primeira mão o heroísmo de pessoas que passaram pelo inferno. Isso ficou comigo e senti um profundo apelo para regressar".

Iryna, uma das passageiras do comboio para Kiev, regressava à capital depois de ter passado algum tempo na Polónia. A vida em Kiev era por vezes assustadora, admitiu, mas não tão má como a situação a leste, em cidades como a sua cidade natal, Kharkiv, e Luhansk.

Acolher os estrangeiros na Ucrânia é importante, disse. "É muito bom quando as pessoas vêm ao nosso país para escrever sobre o que se está a passar. Ajuda-nos porque, neste momento, muitos estrangeiros pensam que a guerra não é importante.

"É importante que continuemos a falar sobre isto, a contar as nossas histórias, a dizer o que se está a passar e o que precisamos: ajuda financeira, equipamento para os nossos soldados", disse.

No final da semana, o Arcebispo Welby visitará projectos geridos por instituições de caridade e organizações não governamentais. A sua agenda inclui também reuniões com políticos e diplomatas.

Traduzido da noticia publicada no Church Times on-line de 5 de fevereiro de 2024.texto de Francis Martin / church times