Mensagem de Natal 2023 - Arcebispo Justin Welby

Mensagem de Natal 2023 do Sr. Arcebispo de Cantuária, Justin Welby

«A Luz brilha nas trevas, e as trevas não a venceram». (João 1.5)

À medida que nos aproximamos do fim de um ano que foi marcado por terríveis sofrimentos na própria terra em que o nosso Salvador andou, e com perspetivas de paz aparentemente tão escassas nesse e noutros lugares do mundo, seria muito fácil ficarmos abatidos e sentirmo-nos sem esperança naquilo que deveria ser e é (!) esta grande e alegre época da Encarnação. A luz parece ter-se apagado em Israel e na Palestina nestes últimos três meses. Por vezes, parece que os nossos sentidos estão a ficar paralisados, entorpecidos pelo horrível número diário e crescente de feridos e mortos.

A minha própria visita à Terra Santa em outubro, organizada à pressa na sequência da devastação no Hospital Al Ahli, em Gaza, pôs-me frente a frente com alguns dos que tinham sofrido tão duramente. Tive a honra de estar ao lado do meu irmão, o Arcebispo Hosam Naoum, Metropolita Anglicano de Jerusalém, e poder expressar o meu apoio sincero ao seu ministério e rezar com ele por todos os que foram apanhados nestes terríveis acontecimentos. Mas este foi um ano em que vi ou me deparei, mais uma vez, com a dor do povo de Deus em vários e diferentes lugares e contextos, incluindo entre as comunidades ciganas que sofrem discriminação e pobreza na Roménia, na Arménia, e entre as pessoas deslocadas de Karabakh.

O que é que se pode fazer? Mantenho a distinção entre otimismo e esperança. O caminho a seguir nestas situações de sofrimento extremo parece muitas vezes pouco claro. A luz está escondida. Mas isso não significa que não haja esperança. Quando os cristãos rezam pela paz, como eu faço todos os dias, isso é uma expressão de esperança. Quando os cristãos se juntam, adoram e rezam juntos, apesar das suas diferenças, apesar das suas histórias emaranhadas, isso é um sinal de esperança. Quando os cristãos levantam as suas vozes em sinal de preocupação e apelam à procura da paz e da justiça, isso é a expressão da esperança.

Que mais poderíamos dizer no Natal, senão que a vinda de Cristo ao mundo é a maior declaração de esperança uma vez feita! Deus revela-se em Cristo, o Verbo feito carne, o Filho de Deus e filho de Maria e a Luz da verdade faz-se presente entre nós em Cristo. Sustentados nesta revelação, irmãos e irmãs em Cristo, celebremos, rezemos e louvemos a presença de Cristo entre nós, como a grande dádiva de Deus ao mundo. A luz brilha na escuridão!

E assim, uma vez mais, trago-vos as minhas alegres saudações de Natal, e rezo para que o Ano Novo vos traga bênçãos renovadas.

+ Justin Cantuária