A Igreja Metodista do Mirante acolheu a 18 de Janeiro, primeiro dia da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, pelas 21h30, a Celebração Ecuménica da Palavra com a presença dos hierarcas das diferentes Igrejas e mais de 130 fiéis.

Sifredo Teixeira, Bispo da Igreja Metodista, D. Pio Alves, Bispo Auxiliar do Porto da Igreja Católica Romana, D. Fernando Soares, Bispo Diocesano da Igreja Lusitana (Comunhão Anglicana), Peter Eisele, Diácono da Igreja Evangélica Luterana Alemã, acompa-nhados de diversos clérigos das Igre-jas envolvidas, deram um belo sinal visível de unidade na diversidade através da harmonia de momentos presentes na liturgia, este ano preparada pelo Grupo Ecuménico da Polónia.

A pregação ficou a cargo do Bispo D. Fernando Soares que focou a essência da transformação motivada pela adesão à pessoa de Jesus. Disse que “depois do encontro íntimo de cada pessoa com Jesus, a transformação começa a notar-se nos gestos, palavras e atitudes mais cond-zentes com o Evangelho. No final da Celebração seguiu-se um chá quente durante o qual os fiéis conviveram num clima de alegria e fraternidade.

A Comissão Ecuménica do Porto apresentou o Roteiro Ecuménico de Oração e convidou a Assem-bleia a associar-se ao roteiro espiritual de celebrações durante o ano na vivência das diferentes tradições eclesiais. Tal permitirá momentos de conhecimento mú-tuo na partilha das diferentes sen-sibilidades e tradições litúrgicas eclesiais existentes no grande Porto. Com uma proposta para cada mês do ano o roteiro abre-se a diferentes tipos de vivências desde um retiro com monjas carmelitas descalças, uma oração ao ar livre com os sem abrigo, à celebração com os doentes no hospital até ao celebrar da Páscoa no calendário e rito Ortodoxo. A escuta conjunta da Palavra de Deus e a oração pelo mundo e pela Igreja de Cristo marcarão o ritmo de todas as cele-brações apresentadas.

Homilia - Bispo D. Fernando Soares PDF

Para mais informações visitar o site (www.ecumenismoporto.org)