Bispos da Comunhão de Igrejas de Porvoo escrevem ao Patriarca Russo Cirilo apelando ao fim da guerra

Reunidos na cidade finlandesa de Tampere, de 11 a 13 do corrente, catorze Primazes e Bispos presidentes das Igrejas da Comunhão de Porvoo, escreveram uma carta ao Patriarca Ortodoxo Cirilo exprimindo o seu horror pela guerra na Ucrânia e em particular pelos recentes bombardeamentos de civis e infraestruturas locais. Sublinhando que estes são atos contra a humanidade, que violam o princípio das Convenções de Genebra, e que colocam a guerra num elevado patamar de morte e crueldade para com o povo Ucraniano, os bispos signatários, entre eles o bispo Jorge Pina Cabral da Igreja Lusitana (Comunhão Anglicana em Portugal), solicitam ao Patriarca Cirilo que desenvolva diligências junto do presidente Russo para o fim desta escalada de guerra e de violência.

Referem que as Igrejas devem partilhar o compromisso ecuménico comum em seguirem o mandamento de Cristo de amar e proteger os mais vulneráveis, e demonstrar que todos, incluindo o Patriarca Cirilo, devem ser promotores da paz aonde quer que estejam. Terminam a sua missiva reafirmando a sua oração por todas as partes e pessoas envolvidas no atual conflito.

A Comunhão de Porvoo compreende as Igrejas Anglicanas da Grã-Bretanha, Irlanda e da Península Ibérica e as Igrejas Luteranas nos países nórdicos, do Báltico e da Grã-Bretanha. Estas Igrejas estão em comunhão plena entre si e propõem-se desenvolver uma Missão comum na proclamação do amor de Deus e de reconciliação e serviço junto das sociedades aonde estão presentes.

Departamento de Comunicação da Igreja Lusitana, 14 de outubro de 2022

DOWNLOAD PDF

Primazes e Bispos presidentes presentes em Tampere (Finlândia) de 11 a 13 de outubro 2022