Homilia do Sr. Arcebispo de Cantuária, Justin Welby, no funeral de Estado da
Rainha Isabel II realizado a 19 de setembro na Abadia de Westminster em Londres

«O modelo para muitos líderes é ser exaltado na vida e esquecido depois na morte. O padrão para todos os que servem a Deus, famosos ou desconhecidos, respeitados ou ignorados, é que a morte é a porta para a glória.

Sua Majestade numa transmissão celebrativa do seu 21º aniversário afirmou que dedicaria toda a sua vida a servir a nação e a Commonwealth.

Poucas vezes uma promessa foi tão bem cumprida!  Poucos líderes recebem a efusão de amor a que assistimos.

Jesus na leitura feita não diz aos seus discípulos como seguir, mas sim a quem seguir quando afirma: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. O exemplo de Isabel II não veio da sua posição ou ambição, mas sim através daquele que ela seguiu.  Sei que vossa Majestade (Carlos III) compartilha a mesma fé e esperança em Jesus Cristo que sua mãe teve; e o mesmo sentido de serviço e de dever.

Em 1953, a Rainha começou a sua Coroação com uma oração silenciosa, bem ali no Altar Maior. A sua lealdade para com Deus foi dada antes que qualquer pessoa lhe prestasse fidelidade. O seu serviço para tantas pessoas nesta nação, a Commonwealth, e o mundo, teve o seu fundamento no seguimento de Cristo, o próprio Deus, que disse que "não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”.

As pessoas que prestam um serviço de amor são raras em qualquer caminhada da vida. Os líderes de serviço amoroso são ainda mais raros. Mas em todos os casos, aqueles que servem serão amados e lembrados enquanto que aqueles que se apegam ao poder e aos privilégios são esquecidos.

A dor deste dia, sentida não só pela família da falecida rainha, mas por toda a nação, a Commonwealth e o mundo, surge da sua vida abundante e de serviço amoroso, que agora se foi de nós.

Ela estava alegre, presente para tantos, tocando uma multidão de vidas.

Oremos especialmente por toda a sua família, que sofre como todas as famílias num funeral, incluindo tantas famílias ao redor do mundo que perderam alguém recentemente, mas no caso desta família, eles fazem isso no centro das atenções mais brilhantes.

Que Deus cure a sua dor, que o vazio deixado nas suas vidas permaneça marcado com memórias de alegria e vida.

A transmissão televisiva de Sua Majestade ocorrida durante o confinamento do COVID terminou com: "Nós nos encontraremos novamente", palavras de esperança de uma música de Vera Lynn. A esperança cristã significa alguma expectativa de algo ainda não visto.

Cristo ressuscitou dos mortos e oferece vida a todos, vida abundante agora e vida com Deus na eternidade. Como diz o cântico de Natal "onde as almas mansas o receberão, ainda o amado Cristo entra”.

Todos nós enfrentaremos o julgamento misericordioso de Deus: todos podemos partilhar a esperança da Rainha que na vida e na morte inspirou a sua liderança servidora.

Serviço na vida, esperança na morte. Todos os que seguem o exemplo da Rainha, e inspiração de confiança e fé em Deus, podem com ela dizer: "Vamos nos encontrar novamente"

Traduzido e adaptado do site

The Archbishop of Canterbury