O Arcebispo de Canterbury, Justin Welby, escreveu aos Primazes da Comunhão Anglicana e aos Moderadores das Igrejas Unidas após a morte da Rainha Isabel II. O Palácio de Buckingham anunciou o falecimento da rainha às 18h30 BST (17h30 GMT) da tarde de (quinta-feira – 8 setembro).

«É com profunda tristeza que vos escrevo esta carta, pelo falecimento de Sua Majestade a Rainha Isabel II.

Sua Majestade não foi apenas Rainha do Reino Unido, mas também Rainha e Chefe de Estado de 15 outras nações, territórios servidos por muitas províncias da nossa Comunhão Anglicana.

Através das suas mensagens anuais de Natal para a Commonwealth, ouvimos, nas suas próprias palavras, o testemunho de Sua Majestade sobre a sua forte fé cristã.

Como Governadora Suprema da Igreja de Inglaterra e como uma fiel discípula cristã, Sua Majestade viveu a sua fé todos os dias da sua vida. A sua confiança em Deus e o seu profundo amor por Ele foram fundamentais na sua vida, hora a hora, dia a dia.

Na vida de Sua Majestade, vimos o que significa receber o dom da vida de Deus e, através do serviço paciente, humilde e altruísta, compartilhá-lo como dom aos outros.

Sua Majestade encontrou grande alegria e realização em servir o seu povo e o seu Deus "cujo serviço é a liberdade perfeita" (BCP). Por nos dar toda a sua vida e permitir que a sua vida de serviço seja um instrumento da paz de Deus entre nós, temos a Vossa Majestade uma dívida de gratidão sem medida.

Sua Majestade deixa um legado verdadeiramente extraordinário – que é encontrado em quase todos os aspetos da nossa vida nacional, bem como na vida de tantas nações ao redor do mundo, e especialmente na Commonwealth.

Peço-lhe que se junte a mim em oração pela Família Real e especialmente pelo novo Rei.

Ore também pelos povos de todos os países dos reinos e territórios de Sua Majestade: Antígua e Barbuda, Austrália, Bahamas, Belize, Canadá, Granada, Jamaica, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, São Cristóvão e Nevis, Santa Lúcia, São Vicente e as Granadinas, Ilhas Salomão, Tuvalu e o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte.

E permito-me humildemente pedir que rezem também por mim: para que Deus me fortaleça, guie e apoie nos meus deveres neste momento de luto; assim como asseguro, também, as minhas contínuas orações por todos vós; e especialmente pelas províncias que servem as áreas incluídas no reino e territórios de Sua Majestade.

Na paz de Cristo
+ Justin Cantuária