Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

PRIMEIRA SEMANA

ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS E ECO-JUSTIÇA

(1 a 9 Setembro 2017)

 

ORAÇÃO  PRÓPRIA

Deus de toda a Criação,

por interesse próprio e ganância

nós saqueámos os recursos do mundo

e comprometemos a atmosfera e o clima do nosso planeta.

O aquecimento global e a subida do nível das águas do mar ameaçam as nações insulares e os povos mais vulneráveis e os seus habitats.

Dá-nos uma visão nova sobre o nosso planeta

e cria em nós um novo sentido de justiça social e ecológica.

Mediante Jesus Cristo, nosso Senhor. Ámen.

 

LEITURAS BIBLICAS SUGERIDAS

- Do Antigo Testamento : Génesis 6,9-22 e Génesis 9,8-17 - [A história de Noé : após o grande dilúvio, Deus faz uma aliança com a família de Noé e todas as criaturas vivas ]

- Salmo 98 - [Toda a Criação louva a Deus pois Ele traz justiça e salvação.]

- Do Novo Testamento : Romanos 8, 18-25 - [Esta passagem reconhece o sofrimento da Criação e a nós como parte da teia da Criação. Contém igualmente uma visão excitante da redenção futura que nos espera como filhos de Deus. A Criação espera que nós lideremos a ação ]

- Do Evangelho : S. Mateus 8, 23-27 - [As mudanças climáticas levam a  cheias e tempestades. Estes acontecimentos climáticos extremos não podem mais ser apelidados de «actos de Deus». Devem na realidade ser descritos como «actos de mudança climática induzidos pelo homem. Na leitura do Evangelho levanta-se uma grande tempestade e os discípulos ficam cheios de medo. Jesus acalma a tempestade, mostrando que Ele tem poder sobre as forças da natureza.]

 

FACTOS SOBRE A MUDANÇA CLIMÁTICA

Os impactos das mudanças climáticas reflectem-se nas alterações na água:

·         Mais seca: à medida que as temperaturas aumentam, há mais secas que levam à perda de colheitas, ao aumento dos preços dos alimentos e à fome.

·         Mais chuvas fortes: à medida que a água dos mares aquece, mais água se evapora e produzem-se  ventos mais fortes, o que leva a maiores tempestades, que destroem casas, estradas e edificações e eliminam a camada superficial dos solos.

·         Subida dos níveis das águas das mares: à medida que os mares aquecem, a água expande-se o que, juntamente com o derreter das calotes de gelo, leva à subida dos níveis das águas dos mares. Isto afecta directamente áreas costeiras e ilhas, destruindo edifícios e tornando o solo salgado.

A mudança climática é causada pela queima de combustíveis fósseis como o carvão e o petróleo. Temos de reduzir o nosso uso destes combustíveis e utilizar o mais rapidamente possível energias renováveis, de maneira a evitarmos uma mudança catastrófica do clima.

 

BÊNÇÃO

Ide para o mundo confiantes na esperança pela qual foram salvos;

louvai o Senhor em toda a criação; segui Cristo através de quem todas as coisas foram feitas;

pelo poder do Espírito sede faróis de esperança no mundo;

e que a bênção do Deus Criador,

o Pai Eterno, o Filho Ressurecto e o Espírito Santo Prometido,

seja convosco para que possais ser vós uma bênção para os outros hoje e sempre. Ámen.

Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica - Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.