Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 


 


 31 de Outubro de 2012

Aos Órgãos de Comunicação Social

Assunto:  94º Sínodo Diocesano da Igreja Lusitana (Comunhão Anglicana)

De 1 a 3 de Novembro de 2012 vai realizar-se o 94º Sínodo Diocesano da Igreja Lusitana, nas instalações da Paróquia do Salvador do Mundo sita no Largo Arco do Prado, nº 15, Coimbrões, em Vila Nova de Gaia, sob o tema “Sou eu, não tenham medo" S. Jo 6: 20
O Sínodo terá uma extensa agenda de trabalhos, da qual destacamos os seguintes assuntos:

- Eleição de novo Bispo
- Reflexão e definição de novas estruturas dos Departamentos Diocesanos
- Definição de diretrizes sobre Comunicação na Igreja
- Pacto Anglicano
- Eleição da Comissão Permanente 

O Sínodo é o órgão máximo da Igreja, Presidido pelo Bispo Diocesano,  constituído por todo o clero (Bispos, Presbíteros e Diáconos), Presidentes de Junta leigos, dois representantes paroquiais de cada Paróquia eleitos para esta função, dois delegados de cada um dos Departamentos Diocesanos (Juventude e Mulheres) e outros pessoas, de acordo com os Cânones. Reúne-se de dois em dois anos.
 
O Culto de Abertura do Sínodo será no dia 1 de Novembro, pelas 10h30, no Templo Paroquial com Celebração da Festa de Todos os Santos e uma ordenação ao diaconado.
A 3 de Novembro, pelas 15h00 realizar-se-á o Culto de encerramento do 94º Sínodo Diocesano.
 
Poderá ser encontrada mais informação no site da Igreja Lusitana: www.igreja-lusitana.org e Facebook: www.facebook.com/igrejalusitana
 
Centro Diocesano da Igreja Lusitana
Departamento de Comunicação
Sérgio Pinho Alves
Apartado 392
4430-003 Vila Nova de Gaia
Portugal
Telf.: (351) 223754018 – Contato direto:914687858
E-mail: comunicacao@igreja-lusitana.org


Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica (Comunhão Anglicana)
 
Surgiu na segunda metade do séc. XIX, em Março de 1880,  fruto do ambiente religioso e social que então se vivia em Portugal, refutando os dogmas da jurisdição universal e da infalibilidade do papa e também os excessos do marianismo popular, advogando a leitura da Bíblia pelos crentes, uma liturgia em português e um governo da Igreja partilhado entre clérigos e leigos.

Desde 1980 que a Igreja Lusitana é membro da Comunhão Anglicana, tendo como Autoridade Metropolitana o Arcebispo de Cantuária, na sua qualidade de foco visível de unidade naquela Comunhão.

A Comunhão Anglicana é uma família de Igrejas que congrega 84 milhões de pessoas em todos os continentes, presente em mais de 160 paises, e é constituída por cerca de 39 Províncias ou Igrejas nacionais e autónomas, que se dirigem por si mesmas, respondendo às necessidades e particularidades de cada povo.

A Igreja Lusitana tem mantido, desde a década de 60 do século passado, uma postura ecuménica, participando em diálogos, encontros e celebrações com a Igreja Católica Romana e outras Igrejas.