Aos Órgãos de Comunicação Social

Nos dias 4 e 5 de outubro de 2020, vai realizar-se o 98º Sínodo Diocesano da Igreja Lusitana - Comunhão Anglicana, Portugal, nas instalações da Paróquia de S. João Evangelista (Torne), na Rua Afonso Albuquerque, 86, em Vila Nova de Gaia, sob o tema «Celebrai com júbilo ao Senhor”.
Neste ano, 2020, a Igreja Lusitana, celebra o 140º aniversário da sua constituição em Sínodo Diocesano, e o 40º aniversário da integração formal na Comunhão Anglicana.

O Sínodo, presidido pelo Bispo Diocesano, D. Jorge Pina Cabral, contará com a presença de 35 participantes (clérigos e leigos) em representação das Paróquias e Órgãos da Igreja. Devido ao Estado de Contingência, provocado pelo COVID19, o Sínodo, contará com um Plano de Higiene e Segurança próprio e, diversos convidados ecuménicos nacionais e internacionais, enviaram saudações que serão transmitidas através de meios audiovisuais.

O tema «Celebrai com Júbilo ao Senhor» (Salmo 100) será aprofundado através da alocução do Bispo Diocesano. No decorrer do Sínodo será apresentado o novo Secretariado de Diaconia da Igreja Lusitana criado para dar respostas às necessidades surgidas com a Pandemia. No contexto celebrativo da Igreja será apresentado o novo livro «Uma breve História da Igreja Lusitana». Serão debatidas novas propostas que visam um maior compromisso da Igreja na área ambiental bem como novos desenvolvimentos na área da Comunicação. Serão ainda eleitos os novos órgãos da Diocese para o biénio 2020- 2022.

Poderá ser encontrada mais informação atualizada no site da Igreja Lusitana:
www.igreja-lusitana.org  e Facebook: www.facebook.com/igrejalusitana

Centro Diocesano da Igreja Lusitana
Telf.: (351) 223754018 – Contato direto: 914687858
E-mail: comunicacao@igreja-lusitana.org

Uma breve apresentação

Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica (Comunhão Anglicana)

Surgiu na segunda metade do séc. XIX, em Março de 1880, fruto do ambiente religioso e social que então se vivia em Portugal, refutando os dogmas da jurisdição universal e da infalibilidade do papa e também os excessos do marianismo popular, advogando a leitura da Bíblia pelos crentes, uma liturgia em português e um governo da Igreja partilhado entre clérigos e leigos.

Desde 1980 que a Igreja Lusitana é membro da Comunhão Anglicana, tendo como Autoridade Metropolitana o Arcebispo de Cantuária, na sua qualidade de foco visível de unidade naquela Comunhão.

A Comunhão Anglicana é uma família de Igrejas que congrega 84 milhões de pessoas em todos os continentes, presente em mais de 160 países, e é constituída por cerca de 39 Províncias ou Igrejas nacionais e autónomas, que se dirigem por si mesmas, respondendo às necessidades e particularidades de cada povo.

A Igreja Lusitana tem mantido, desde a década de 60 do século passado, uma postura ecuménica, participando em diálogos, encontros e celebrações com a Igreja Católica Romana e outras Igrejas.

A Igreja Lusitana - Comunhão Anglicana é membro:

• COPIC – Conselho Português de Igrejas Cristãs
  • Conselho Mundial de Igrejas