Nota em Tempo de Pandemia do CoronaVírus-COVID - 19
Comissão Executiva da Igreja Lusitana, 13 Março 2020

Dado o estado de «Alerta Nacional» hoje decretado pelo Governo a Comissão Executiva informa a suspensão desde já de todas as atividades na Igreja Lusitana incluindo o culto dominical. Esta suspensão mantem-se até novas indicações. Deve-se afixar à porta de cada templo esta nota.
A Comissão Executiva da Igreja apela aos fieis para que neste contexto se reforçe o necessário compromisso de oração individual e familiar diário, com recurso ao Livro de Liturgia da Igreja (Ritos de Oração da Manhã, da Tarde, da Noite) complementados pelas leituras Biblicas Diárias (presentes para consulta no site www.igreja-lusitana.org).
Assim, e já neste III Domingo da Quaresma, deve-se promover o Culto Doméstico seguindo as respetivas leituras biblicas dominicais.
Importa também e através das possibilidades oferecidas pelos novos canais de comunicação (Telemóvel, Skype, WhatsApp e outros) promover a relação em rede de forma a providenciar apoio mútuo neste tempo de exigência. O grupo dos idosos e neste os que vivem isolados deve merecer especial acompanhamento e atenção pastoral. Cada comunidade deve identificar as pessoas nesta situação.
Qualquer situação extraordinária que ocorra (exº funerais e outras) deve ser comunicada à Igreja e ao clero responsável.

Os membros do Clero e leigos com responsabilidades paroquiais devem procurar falar regularmente com o Bispo diocesano e respetivos Arciprestes para informação mútua e apoio e orientação. Devem também diariamente promover tempos de Oração e leitura Biblica pessoal. Deve-se adotar uma atitude pastoral de bom senso capaz de transmitir segurança e esperança num tempo de incerteza e de aflição. Tal só será possivel com o necessário sustento espiritual.
Contactos:
Bispo Diocesano (TM: 918521990 / email: bispodiocesano@igreja-lusitana.org)
Arcipreste do Norte : (TM: 914687858 / email: sergioalves@igreja-lusitana.org)
Arcipreste do Sul : (TM: 924077723) / email: ilma-oliveirarios@hotmail.com)
Centro Diocesano (Tel. 223754018 / email: centrodiocesano@igreja-lusitana.org)

Oração em tempo de Coronavírus
Senhor Deus, estamos inseguros e preocupados.
As coisas estão a fugir ao nosso controle e o medo espalha-se mais rápido que o vírus.
O meu vizinho tornou-se uma ameaça. As fronteiras estão a fechar e as pessoas a ficar isoladas.
Senhor Deus, entendemos as medidas e tentativas para garantir a segurança mas estamos inseguros e preocupados.
Vieste ao mundo para curar, quando o medo e a falta de confiança se estão a espalhar.
Vieste ao mundo para confortar, quando a desesperança e a solidão são sentidas.
Vieste ao mundo entre os excluídos e marginalizados.

Oramos-Te:
Dá-nos a coragem para enfrentar a doença e a morte e nunca desistirmos;
Dá-nos o vigor para espalhar a esperança quando o medo obscurece o mundo;
Dá-nos força para encorajar as pessoas que se sentem sozinhas e excluídas.
Senhor Deus, sabemos que estamos unidos enquanto Igrejas através do teu Espirito Santo apesar das fronteiras entre nós.
(traduzida e adaptada de Reverendo Soren Lenz, Conferência das Igrejas Europeias)