O serviço Eucarístico de abertura do Conselho Consultivo Anglicano (ACC 17) aconteceu no passado Domingo 28 Abril na Catedral Anglicana de S. João em Hong Kong e incluiu aquilo que um observador descreveu como «uma fascinante mistura de sons». Entre eles esteve o hino de abertura acompanhado pelo órgão e diversos instrumentos, o silêncio solene de oração pelas vítimas dos atentados no Sri Lanka e o ecoar de um gongo chinês.

No seu sermão, o sr Arcebispo de Cantuária, Justin Welby citando as leituras do dia, referiu-se à ressurreição e à coragem de Pedro e dos outros discípulos reconhecendo a dificuldade que muitos dos presentes na celebração vivem nos seus próprios contextos: «Muitos aqui, tal como Pedro, têm a vossa fé testada em difíceis circunstâncias, algumas muito difíceis. Obrigado por permanecerem firmes na fé. Não estão apenas a permanecer firmes, mas estão também a partilhar a vossa fé tal como Pedro o fez aproveitando as circunstâncias que Deus lhes concedeu.

No final da Eucaristia, o Arcebispo Justin declarou oficialmente aberta a reunião tocando por três vezes num gongo cerimonial chinês.

Entre os mais de 100 delegados que representam 40 Províncias e diversas dioceses encontra-se o Bispo da Igreja Lusitana Jorge Pina Cabral. O tema do encontro é: «Equipar o povo de Deus: aprofundando o Discipulado Intencional».

(adaptado do texto do ACNS de 29 Abril pelo Departamento Comunicação da Igreja Lusitana)