Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

18 a 25 Janeiro 2017

«Reconciliação – é o amor de Cristo que nos impele» (2 Coríntios 5,14-20)

Mensagem conjunta dos Presidentes da Conferência das Igrejas na Europa (CEC) e o Conselho das Conferências Episcopais Europeias (CCEE)

«Queridos irmãos e irmãs em Cristo,

É o amor de Cristo que nos impele (2 Cor.5,14). Uma grande verdade encontra-se neste versículo da segunda carta de S. Paulo aos Coríntios que inspira este ano a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.

A história do Cristianismo na Europa tem estado marcada por dolorosos períodos de divisão, condenação mútua e inclusivamente violência. Enquanto algumas Igrejas se preparam para celebrar o 500º aniversário do início da Reforma Protestante, temos de recordar de novo o nosso difícil passado. Recordar estes eventos e confrontarmo-nos com a nossa história é uma magnífica oportunidade para renovar o nosso empenho na reparação das feridas e superação das divisões. Dirigimo-nos a Cristo, que reconcilia todos os povos e a criação com Deus, com o propósito de que nos guie nesta tarefa. Com humilde gratidão pelo dom recebido, trabalhamos para a reconciliação através das palavras e das nossas ações.

Hoje celebramos também o crescimento na colaboração e o fomento de um significativo diálogo teológico. O Conselho das Conferências Episcopais da Europa e a Conferência das Igrejas Europeias colaboram desde há 45 anos através do Comité Conjunto em numerosos âmbitos de interesse comum. Também nos une compartilhar os sofrimentos e as alegrias terrenas. A nossa solidariedade com as minorias como a comunidade cigana, o nosso empenho na justiça ecológica e as iniciativas de oração para alcançar a unidade dentro do Corpo de Cristo foram consolidadas através desta relação.

As múltiplas crises que a Europa e os Estados vizinhos foram chamados a enfrentar também nos uniram. Guerras e conflitos, instabilidade política, migração e desafios ecológicos, pobreza material e espiritual, tocam a vida de todos na Europa e para além das suas fronteiras.Com esta crise, todavia, chega também a esperança. Juntos podemos anunciar o Amor de Cristo para a reconciliação através da proteção da Criação, da solidariedade com os mais necessitados, e a defesa da dignidade do povo de Deus.

É através do diálogo que aprofundamos a nossa compreensão reciproca. Através dos testemunhos e ações comuns construímos pontes. Através da oração aprendemos a reconhecer a obra do Espírito Santo. O caminho a seguir pode parecer por vezes pouco claro e sensível, mas temos sempre no coração essa verdade de que «o Amor de Cristo nos impele».

(18 Janeiro 2017 - traduzido do original pelo Departamento de Comunicação da Igreja Lusitana)

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Celebração Ecuménica a nível nacional - Sexta-feira, 20 Janeiro às 21h00 na Igreja dos Congregados em Braga

Celebração Ecuménica a nível do Porto - Terça-feira, 24 Janeiro às 21h30 na Igreja Lusitana do Redentor (traseiras da Biblioteca Municipal do Porto)