De 19 a 22 de Outubro 2016, decorreu em Riga na Letónia, a V Conferência Teológica da Comunhão de Igrejas de Porvoo *[Porvoo Communion]. Mais de quarenta delegados das Igrejas membro desta Comunhão, reuniram-se para refletir o tema : O Espírito de Deus na Vida do Mundo (Apocalipse 3:20-22) – O que está o Espírito a dizer às Igrejas ? O evento foi acolhido pela Igreja Evangélica Luterana da Letónia.

O propósito da Conferência foi o de refletir teologicamente na vida e na missão das Igrejas no contexto social Europeu secularizado e sujeito a desafios diversos. Conforme refere o comunicado final da Conferência [Final declaration pdf] as Igrejas vivem num tempo de cruzamento entre uma história de medo, iniciada com o 11 de setembro de 2011 que fez aumentar o fundamentalismo e o medo da religião, e uma história de esperança que se sustenta em Jesus Cristo que nos incita a procurar o Espirito no mundo, especialmente no outro e mesmo na sociedade secular e com pessoas de outras religiões. Jesus não nos ensina a ser deuses, mas a ser seres humanos, encontrando o outro face a face, exigência da nossa comum humanidade. Procurando contextualizar a reflexão foram abordados entre outros temas como : «O pós-Secular como um desafio e uma oportunidade para as Igrejas na Europa»; «Porque é que a teologia necessita das Artes?»; «Missão na praça pública» e «Ecumenismo receptivo».

A Conferência ocorreu num tempo significativo dado que a declaração de Porvoo foi assinada há vinte anos atrás. Foi por isso também, um tempo celebrativo que refletiu no muito que já foi alcançado e naquilo que urge desenvolver. O programa da Conferência foi composto por celebrações eucarísticas, estudos bíblicos, discussões em grupos e em plenário. No final os participantes reconheceram que as mudanças no mundo estão a afetar as nossas comunidades, mudando também a compreensão da nossa própria missão, especialmente na relação com migrantes. Referido também como muito importante é a (re)descoberta da comum condição de batizados que responsabiliza todo o povo de Deus na missão que urge desenvolver. A Igreja Lusitana, membro da Comunhão de Porvoo esteve representada pelo Bispo D. Jorge Pina Cabral que é também membro do comité permanente desta Comunhão de Igrejas.

[Departamento de Comunicação da Igreja Lusitana  - Outubro 2016]

Final declaration pdf
Site Porvoo Communion

* A Comunhão de Porvoo é uma comunhão de Igrejas que assinaram em 1992 uma declaração conjunta para «partilharem uma vida comum de missão e de serviço e de ministério sacramental». Compreende as Igrejas Anglicanas do Reino Unido, de Portugal e Espanha e as Igrejas Luteranas do Norte da Europa e do Báltico num total de 15 Igrejas.