Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

TEMPO DA CRIAÇÃO 2017

TERCEIRA SEMANA

ÁGUA

(17 a 23 Setembro 2017)

ORAÇÃO PRÓPRIA

Senhor Deus,

através da água Tu revelas-nos os atributos do Teu Espírito;

aprofunda em nós um justo respeito por este recurso

para que possamos beber plenamente o dom do Teu Espírito doador de vida.

Mediante Jesus Cristo, nosso Senhor. Ámen.

LEITURAS BÍBLICAS SUGERIDAS

Leitura do Antigo Testamento: Génesis 21,8-19 - Esta é uma história sobre a injustiça da água, pois uma das esposas tem muita água e Agar, a esposa mal amada, é enviada com o seu filho  para o deserto para morrerem. A sua dor pelo choro em altos gritos de Ismael reflecte a dos refugiados que por causa das mudanças climáticas são obrigados a fugir das suas terras.

Salmo: 104,10-17 - Este Salmo reconhece a relação entre a água e a vida e Deus como seu providenciador.

Leitura do Novo Testamento: Apocalipse 22,1-7 - Uma visão da nova criação, onde a água flui de Deus e traz cura.

Leitura do Evangelho: João 4,1-15 - O significado espiritual da água.

BÊNÇÃO

Que Deus vos liberte, que Deus vos guarde noite e dia.

Que Deus vos conduza ao lugar certo para que possam espalhar-se como a erva na pradaria.

Espalhem-se como as folhas das palmeiras, continuem o vosso caminho e que a vida seja convosco.

Que Deus vos coloque onde as estrelas de Deus estão colocadas ao amanhecer e à noite.

Espalhem-se como a água de um lago.

(tradicional do Povo Samburu, Quénia)

(a congregação é aspergida com água)

Tempo da Criação 2017