Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

A IGREJA LUSITANA CATÓLICA APOSTÓLICA EVANGÉLICA SURGIU EM 1880, FRUTO DO AMBIENTE RELIGIOSO E SOCIAL QUE ENTÃO SE VIVIA EM PORTUGAL

Com a chegada a Portugal de outras correntes do cristianismo, ligadas à espiritualidade anglicana, à tradição protestante e ao movimento "velho-católico", alguns sacerdotes e leigos desligaram-se da Igreja Romana e formaram pequenas comunidades, onde se encontravam para, em igreja, viver e partilhar a sua fé em Jesus Cristo. Assim, em 8 de Março de 1880, constitui-se oficialmente, num Sínodo presidido por um Bispo Anglicano e com a presença de clérigos e leigos representativos das Paróquias.

LUSITANA - Porque se considera a restauração da igreja cristã existente na Lusitânia, província Romana situada em Portugal, anterior à constituição da nação portuguesa.

CATÓLICA - Porque professa a fé católica sustentada "sempre, por todos e em toda a parte" [S. Vicente de Lerins], expressa nos Credos, e vivida nos Sacramentos e no Ministério Ordenado.

APOSTÓLICA - Porque mantém o Ministério de Bispos,Presbíteros e Diáconos, na continuidade do Episcopado Histórico fundado na Missão confiada por Cristo aos Apóstolos

EVANGÉLICA - Porque aceita as Sagradas Escrituras do Antigo e Novo Testamento como escritos inspirados por Deus e como regra e última instância de fé, afirmando que nelas se contém tudo quanto é necessário para a salvação em Jesus Cristo único Senhor e Salvador.

É MEMBRO DE:

Uma apresentação