Newsletter:
Joomla Extensions powered by Joobi

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2016 - Porto

Press release

«CHAMADOS A PROCLAMAR OS ALTOS FEITOS DO SENHOR» I Pedro 2, 9-10
SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS
18 a 25 de Janeiro 2016
Porto

As Igrejas Cristãs do Porto, com sensibilidade ecuménica, assumem a busca da unidade desejada por Jesus, como parte integrante da sua missão, desde longa data. Com esse espírito, ano após ano, assumem o Oitavário de oração pela unidade dos cristãos como um tempo importante para celebrar e testemunhar o movimento ecuménico entre o povo da cidade.
A Celebração de abertura, organizada pela Comissão Ecuménica do Porto, será na 2.ª feira, dia 18 de Janeiro na Igreja Metodista do Mirante, Praça Coronel Pacheco, (Porto) às 21.30 Horas, onde será lançado o Roteiro Ecuménico de Oração, com propostas ecuménicas para o ano 2016, abertas a quem pretender saber mais sobre as tradições eclesiais e suas propostas.

Também participarão na Celebração promovida pelas Irmãs Carmelitas de Bande e pela Vigararia de Paços de Ferreira na 4.ª feira, dia 20 de Janeiro, às 21.00 horas.
Outras celebrações serão realizadas por iniciativa conjunta de algumas paróquias do Porto e de Vila Nova de Gaia. No site www.ecumenismoporto.org serão publicitadas as Celebrações.

«CHAMADOS A PROCLAMAR OS ALTOS FEITOS DO SENHOR»
Inspirando-se nos versículos 9 e 10 do 2.º capítulo da Primeira Carta de S. Pedro, as diversas Igrejas da Letónia prepararam os textos propostos para a Semana da Unidade dos Cristão deste ano de 2016. As palavras e expressões usadas foram retiradas da Tradução Ecuménica da Bíblia.
A história da salvação revela-nos a ação de Deus para livrar o Seu Povo da escravidão do Egito. E a ressurreição de Jesus constitui o maior dos seus altos feitos. Agora, a leitura orante da Bíblia convidada os cristãos a reconhecerem os altos feitos de Deus nas suas vidas.

O CRISTIANISMO NA LETÓNIA
A Letónia é desde 1991 um país independente. Já o tinha sido desde 1918 até 1941. A partir da 2.ª Guerra Mundial, durante o nazismo e o comunismo, os cristãos testemunharam juntos o Evangelho até ao martírio. Há mártires ortodoxos, luteranos, batistas e católicos. No hino nacional atreviam-se a proclamar: «Que Deus abençoe a Letónia». Encontram-se hoje na  Letónia regiões católicas romanas, protestantes e ortodoxas, sem predominância de nenhuma delas.
Há indícios de que o cristianismo foi introduzido na Letónia no séc. X por missionários bizantinos. Mas a sua consolidação deve situar-se nos séc. XII e XIII com a missão evangelizadora de São Meinhard e de missionários alemães.
Infelizmente é necessário reconhecer que, usando a força, alguns primeiros missionários e cruzados contradisseram o coração da mensagem evangélica. Durante séculos, a terra letã serviria de campo de batalha religiosa e política a diversos poderes nacionais e confessionais.
A capital Riga foi uma das primeiras cidades a adotar as ideias de Lutero no séc. XVI. No séc. XVIII os missionários Morávios reanimaram a fé cristã em todo o país.
Ao orar pela Unidade dos Cristão oramos também para que a sociedade Letã seja curada das feridas históricas, étnicas e ideológicas que continuam a deformá-la.

A Comissão Ecuménica do Porto
www.ecumenismoporto.org

Download PDF

 


Fonte: www.ecumenismoporto.org

Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica - Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por Luis Massa