A convite do sr. Arcebispo de Cantuária, sua Santidade, o Patriarca Ecuménico Bartolomeu, fez uma visita formal ao Palácio de Lambeth de 2 a 4 de Novembro, 2015. O Patriarca Ecuménico Bartolomeu está sedeado em Istambul, Turquia, e é o Arcebispo de Constantinopla-Nova Roma, ocupando o primeiro trono da Comunhão das Igrejas Ortodoxas no Mundo. Esta visita retribuiu uma outra feita no ano passado pelo Arcebispo de Cantuária ao Patriarca.
Os dois líderes oraram por todos aqueles afetados pelo conflito, perseguição, mudança climática e a crise dos refugiados. À luz desta realidade, concordaram na organização conjunta de uma conferência internacional em Istambul no próximo ano sobre a prevenção da escravidão moderna e tráfico humano.
No decorrer de uma celebração na Abadia de Westminster, ambos receberam cópias da declaração teológica acordada no âmbito do trabalho da Comissão Internacional para o diálogo Teológico entre Anglicanos e Ortodoxos. A declaração teológica acordada intitula-se «À imagem e semelhança de Deus: uma Antropologia completa e de esperança». Este texto celebra o que Anglicanos e Ortodoxos afirmam em conjunto sobre a pessoa humana, criada «à imagem e semelhança de Deus» e constitui a base teológica para futuras discussões sobre as consequências práticas destes pressupostos teológicos em assuntos chaves, incluindo a proteção do meio ambiente, intervenções médicas, e questões sobre a família e ética.
O programa também incluiu duas intervenções formais pelo Patriarca Ecuménico sobre as preocupações éticas colocadas pela situação ecológica do planeta e sobre o atual estado das relações entre a Igreja Ortodoxa e a Comunhão Anglicana. Na palestra sobre assuntos ambientais para uma audiência de líderes de fé, cientistas e membros leigos das Igrejas que trabalham na área das alterações climáticas, o Patriarca descreveu o aquecimento global como uma «crise moral».
A visita terminou com um convite feito pelo Patriarca ao Arcebispo de Cantuária para uma peregrinação conjunta a Niceia e Capadócia em 2016.

(traduzido e adaptado pelo Departamento de Comunicação da Igreja Lusitana com base em comunicado do Palácio de Lambeth (4 Novembro) e noticia da ACNS – Anglican News de 3 de Novembro de 2015)