“Encontrei o Messias” S. João 1, 41, foi o lema da XXIII Edição do Campo de Férias para crianças e jovens da Igreja Lusitana, que este ano teve lugar pela primeira vez na Quinta da Fonte Quente (Hospital Rovisco pais), Tocha, de 29 de Julho a 5 de Agosto.
A alegria do encontro do Apóstolo André com Jesus contagiou os 41 participantes distribuídos por 2 grupos etários: 6 aos 11 anos e 12 aos 17 anos, acompanhados por um grupo de 10 monitores.

Apesar do Campo ter uma duração de 7 dias, muito trabalho foi realizado para que a atividade decorresse no cumprimento das obrigações legais a que está sujeita, a Igreja Lusitana é uma entidade acreditada pelo IPDJ – Instituto Português para o Desporto e Juventude, para a realização de Campos de Férias.
A Comissão Organizadora do Campo realizou 7 reuniões para assegurar os aspetos logísticos e dinamização de iniciativas para angariação de fundos, nomeadamente a Festa de Solidariedade, venda de rifas e sensibilização dos “amigos dos campos de férias”. De salientar, a importante ajuda financeira e aposta na Evangelização da CMS – Church Mission Society e da Diocese da Igreja Lusitana e Paróquias.
Em Julho, o Bispo D. Fernando preparou um encontro de reflexão bíblica e motivação aos monitores do campo tendo como base o tema geral.
Foi também assegurada em regime de b-learing, uma ação de formação para o exercício de monitor de campo de férias, sendo formado o Sérgio Alves.

O dia no Campo iniciava-se às 8h30 e perlongavam-se até às 23h. Realizaram-se 5 estudos bíblicos em torno da ideia central do encontro com Jesus, permitindo a muitas crianças e jovens um primeiro contato com a Bíblia. Foram dinamizados ateliês de expressão musical, corporal, fotografia e contato com a natureza, atividades desportivas, piscina, convívios à volta da fogueira e o tradicional fogo de campo e jantar de “gala”.
O tempo diário dedicado à oração e ao encontro com Jesus moldou o ritmo e os comportamentos evidenciando claramente a ação do Espírito santo nos corações dos participantes e dos monitores.

Pela primeira vez realizou-se o “Dia da Família”, que aconteceu no sábado, 4 de Agosto, e juntou mais de 100 pessoas, maioritariamente familiares e conhecidos dos participantes. O momento alto do Campo foi a Celebração Eucarística, presidida pelo Sr. Bispo D. Fernando, coadjuvado pelo Presbítero Jorge Pina Cabral, realizada ao ar livre e enriquecida com diversas intervenções dos participantes ao nível musical, expressão corporal e testemunhos, a que se seguiu um tempo de confraternização com um churrasco e tarde de convívio.

Nos dias de hoje promover um Campo de Férias implica a criação de condições técnicas e profissionais que, por um lado, oneram e aumentam a exigência da atividade, e por outro, numa perspetiva otimista e de “investimento”, permitem alcançar outros destinatários, na medida em que o Campo tem margem de crescimento e envolvimento de mais pessoas, particularmente no contato com a Fé em Jesus Cristo, em Comunidade.
A metáfora do “lançar a semente” caracteriza perfeitamente o trabalho do Campo, a semente da fé é lançada no coração das crianças e jovens e, a seu tempo, Deus fará a Sua parte. Que Deus fortaleça o laço do encontro que cada um fez com Jesus.

Link para Fotografias

Sérgio Alves